No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Podcast Joule aborda críticas sobre os créditos de descarbonização do RenovaBio

Spread the love

O episódio desta semana do Joule, podcast de energia do JOTA, aborda as disputas em torno dos CBIOs, os créditos de créditos de descarbonização da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). 

O podcast é uma parceria com o Instituto Brasileiro de Transição Energética (Inté) e vai ao às terças-feiras, destrinchando temas críticos para o setor de energia. Também às sextas, vai ao ar um resumo do que de mais importante aconteceu na semana para o segmento.

O podcast está disponível nos principais tocadores. Ouça o novo episódio e siga o programa no Spotify

O programa RenovaBio foi criado em 2017 como parte dos esforços do governo para combater as mudanças climáticas. O objetivo era reduzir a utilização de combustíveis fósseis, como o diesel e a gasolina. E, ao mesmo tempo, ampliar a produção e o uso de biocombustíveis na matriz energética brasileira.

Um dos seus principais instrumentos são os CBIOs. Enquanto as usinas produtoras de biocombustíveis emitem e negociam os créditos, as distribuidoras de combustíveis fósseis precisam comprar esses créditos para cumprirem suas metas anuais de descarbonização.

No entanto, as distribuidoras têm questionado essa divisão e cobrado mudanças no RenovaBio. Um dos principais argumentos delas é de que a atual configuração do programa seria prejudicial para as pequenas distribuidoras, o que dificultaria a entrada de novas empresas no mercado.

Além disso, a visão do setor é de que os CBIOS deveriam ser adquiridos pelas refinarias, com o argumento de que a conta da descarbonização deve ser paga por quem mais emite.

Para tratar dessas perspectivas, neste episódio, o Joule recebe Abel Leitão, vice-presidente da Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Bicombustíveis (Brasilcom). 

Confira aqui como foi o primeiro episódio do Joule. No episódio de estreia, o assunto foi o Projeto de Lei do Combustível do Futuro, considerado prioritário para o Plano de Transformação Ecológica do governo federal.

Confira aqui como foi o segundo episódio do Joule. O episódio discutiu os impasses para combater o devedor contumaz em energia.

Confira aqui como foi o terceiro episódio do Joule. O episódio debateu os impactos da paralisação do Ibama no setor de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *