Podcast Joule analisa os desafios da captura de carbono na transição energética

Spread the love

O dilema da transição energética pode ser sintetizado de forma bem direta: gerar mais energia, emitindo menos CO2. Isso invariavelmente passa por inovação e aumento de produtividade, e quem mais financia conhecimento para essa modulação de fazer mais com menos são as próprias empresas de petróleo.

Elas, que estão se transformando em empresas de energia, também investem cada vez mais na cadeia de captura carbono, que é fundamental na lógica de mitigar a presença de carbono na atmosfera. 

Para discutir esse panorama, o Joule recebe Alfredo Renault, CEO do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono da Coppe/UFRJ. Coppe é a sigla para Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, centro pioneiro na parceria entre as universidades e a indústria do petróleo.

O Joule é uma parceria com o Instituto Brasileiro de Transição Energética (Inté). O podcast vai ao ar todas as terças-feiras com entrevistas e análises sobre os temas mais relevantes para o setor de energia. Também às sextas, uma edição direto ao ponto resumo os principais acontecimentos da semana e o que esperar dos dias seguintes.

Ouça o novo episódio:

Ouça aqui

Siga o Joule no Spotify

Nas últimas semanas, o Joule abordou: o PL do Combustível do Futuro na visão de um seus relatores, as fragilidades do setor elétrico, como garantir a geração elétrica, a corrida pelo hidrogênio verde no Nordeste brasileiro, a atuação do crime organizado na operação de combustíveis, os prognósticos para o gás natural e o biometano, o aumento da importação de diesel, a visão do Itamaraty sobre o papel do Brasil na transição energética, as pautas da Aneel, a agenda de energia no Congresso, a visão da ANP para a transição energética, os investimentos do BNDES em infraestrutura energética, duas visões sobre o mandato do biometano no gás natural, entre outros temas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *