Polícia prende mais de 100 pessoas suspeitas de crimes sexuais contra crianças e adolescentes

Spread the love

As Forças de Segurança do Ceará realizaram 108 capturas em todo o Estado, relacionadas aos crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. As ações aconteceram de 2 a 20 de maio deste ano.

A operação intitulada de “Caminhos Seguros” foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da sua Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol).

Ao todo, 108 pessoas foram capturadas. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa realizada, nesta sexta-feira (24), na sede do Centro Integrado de Segurança (Cisp), em Fortaleza.

A ofensiva é coordenada, em âmbito nacional, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

No Ceará, as Polícias Civil e Militar, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizaram prisões em flagrante, cumpriram mandados de prisão e registraram atos infracionais contra adolescentes. Entre as prisões divulgadas, as equipes da Copol e da Polícia Civil, com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, capturaram um homem, de 32 anos, na manhã desta sexta-feira (24), no Distrito de Teixeira, na cidade de Choró.

A ação foi um desdobramento da operação. O homem estava sendo investigado por crimes sexuais contra alunas de uma instituição de ensino localizado, em Quixadá. Ele segue sendo investigado.

Prevenção

Além das capturas, das ações ostensivas e de fiscalização de estabelecimentos, realizadas por equipes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), aconteceram ações educativas e de distribuição de informativos nos municípios cearenses.

Durante as ações, 71 palestras foram realizadas em instituições de ensino e mais de 5,4 mil pessoas foram alcançadas. Na ocasião, mais de 2289 estabelecimentos foram fiscalizados. Ainda durante os trabalhos integrados, abordagens a pessoas e veículos em conduta suspeita também foram realizadas.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas para o telefone 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *