No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Pontos de vacinação contra dengue são ampliados em Fortaleza; cinco casos foram registrados em janeiro na capital

Spread the love

A partir de segunda-feira (03/02), a vacina contra a dengue estará disponível nos 134 postos de saúde da Capital, a medida visa ampliação da cobertura vacinal. Antes da iniciativa, a imunização era realizada em 44 unidades. Fortaleza recebeu, entre maio de 2024 e janeiro de 2025, 76 mil doses do imunizante, sendo 38 mil destinadas à primeira dose (D1) e 38 mil à segunda dose (D2). Cerca de 154 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos fazem parte do público alvo. Até o momento, foram aplicadas 20.598 doses, das quais 16.358 correspondem à primeira dose e 4.240 à segunda. Os números equivalem a 27% das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Em janeiro de 2025, foram registrados cinco casos de dengue confirmados em laboratório.

Esquema vacinal

A vacina protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e é aplicada em um esquema de duas doses (D1 e D2), com intervalo de três meses entre elas. Crianças infectadas com a dengue devem aguardar seis meses, após a recuperação, para iniciar o esquema vacinal. Caso a criança contraia a doença após a D1, o intervalo de três meses para a D2 não é alterado, porém, a D2 não deve ocorrer em um período inferior a 30 dias do início da doença.

Contraindicações

– Hipersensibilidade à substância ativa
– Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação
– Pessoas com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida
– Grávidas ou lactantes

Documentos necessários

Para a vacinação, é necessário apresentar documento original da criança/do adolescente, como RG/CPF ou certidão de nascimento, como também um documento original do responsável.

Prevenção contra dengue

A vacina é uma das maneiras mais eficazes de prevenir a infecção pela doença. Além disso, também é fundamental eliminar possíveis criadouros para reduzir a infestação de mosquitos. Para isso, é necessário evitar o acúmulo de água em recipientes, cobrir reservatórios e qualquer local suscetível ao acumulo de água com telas. Medidas de proteção individual, como uso de repelentes, também contribuem para prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *