CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
O atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e a deputada federal Maria do Rosário (PT) vão decidir em segundo turno, no dia 27 de outubro, quem será o próximo prefeito da capital gaúcha. Com 99% das urnas apuradas, Melo teve 49,72% dos votos e Maria do Rosário, 26,27%.
Em terceiro lugar na disputa ficou a candidata do PDT, Juliana Brizola, com 19,7% dos votos. Felipe Camozzato (Novo) ficou na sequência, com 3,83%. Luciano do MLB (UP) teve 0,21% e Fabiana Sanguiné (PSTU), 0,17%.
Acompanhe a cobertura das Eleições na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do primeiro turno
Havia a expectativa de que a disputa fosse decidida já no primeiro turno, com a possível reeleição de Melo, mas a candidata do PT conseguiu avançar. A deputada federal enfrentou dificuldades para agregar a esquerda e lidou com uma divisão de votos com a candidata do PDT, Juliana Brizola.
Além das críticas da esquerda à deputada federal, por ser considerada “sem carisma”, nas vésperas das eleições cresceu o movimento em favor de um voto útil em Juliana, que, de acordo com as pesquisas, teria mais chances de vencer Melo em um eventual segundo turno.
As duas candidatas apresentaram plataformas de propostas semelhantes, criticando a postura do atual prefeito diante das enchentes de maio deste ano, que destruíram casas e deixaram mais de 4 mil pessoas desabrigadas. Enquanto as duas focaram em medidas de prevenção e reconstrução da cidade, o atual prefeito passou parte da campanha se justificando.
Em entrevistas, o prefeito afirmou que a enchente não poderia ter sido evitada e, em horário eleitoral, destacou que o mundo inteiro sofre os efeitos das mudanças climáticas. Em suas redes sociais, Melo reforçou a capacidade de reconstrução da cidade, disse que o trabalho formal continua crescendo após as enchentes e enfatiza que as obras para a recuperação da cidade já estão em andamento.
A expectativa é de que o tema permaneça em destaque na campanha de segundo turno.
Saiba mais sobre os candidatos
Sebastião Melo (MDB)
Sebastião Melo tem 62 anos e é natural de Piracanjuba (GO), mas vive na capital gaúcha desde 1978. Formado em Direito, Melo trabalhou como advogado. Após se filiar ao MDB, deu início à carreira política nos anos 2000, ao se eleger vereador, cargo para o qual foi reconduzido duas vezes. Em 2018, foi eleito deputado estadual, mas renunciou na metade do mandato, quando concorreu à Prefeitura e derrotou Manuela D’ávila (PCdoB). Sebastião Melo disputa o segundo turno em chapa com Betina Worm (PL), como vice.
Maria do Rosário (PT)
Maria do Rosário (PT), 57 anos, está no 6º mandato consecutivo como deputada federal. Ela nasceu em Veranópolis (RS), mas construiu sua carreira política na capital gaúcha, onde começou no movimento estudantil. Ela se formou em Pedagogia e, enquanto professora da rede pública, também militou como sindicalista. Essa atuação a cacifou para as eleições municipais, nas quais foi eleita duas vezes vereadora, em 1992 e 1996. Em seguida, chegou à Assembleia Legislativa do estado. Durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff foi ministra da Secretaria de Direitos Humanos. Maria do Rosário disputa o segundo turno, em chapa com Tamyres Filgueira, do PSol, como vice.