No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Porto bate recorde na exportação de grão em outubro

Spread the love
Superou a barreira de 1 milhão de toneladas (Foto: Divulgação)

O balanço de outubro fechou com o maior volume de exportação de toda a história do Porto de São Francisco do Sul. Foram 1,1 milhão de toneladas, a grande maioria de soja e milho. No mês passado, o porto administrado pelo governo do Estado (SCpar) exportou 11% do total das exportações brasileiras de grãos, que chegaram a 5,5 milhões de toneladas. Segundo o seu presidente Cleverson Vieira, só em outubro o Porto de São Francisco do Sul foi responsável por uma receita de 2,6 bilhões para o Brasil, considerando que o preço da tonelada de soja é de R$ 2,3 milhões.

China: o maior parceiro

Deste total de 1,1 milhão de toneladas exportadas por São Francisco do Sul em outubro, 1.059 toneladas foram para portos chineses: 583 mil de soja e 476 mil de milho. Cleverson Vieira destacou a participação da TESC para o porto ter superado a barreira de 1 milhão de toneladas em outubro. No primeiro ano do governo Luiz Henrique, o Estado arrendou um terminal dentro do porto à iniciativa privada (TESC).  Das 476 toneladas de milho exportadas em outubro, a TESC foi responsável por 332 mil delas, acrescentou o presidente do porto.

Prefeito Clenilton com representante chinês (Foto São Chico Online)

Aeroporto em Araquari

A visita foi na última sexta-feira (22), mas só ontem divulgada ontem (26) pelo portal São Chico Online: o governo chinês vai investir 13 bilhões de dólares na construção de um aeroporto em Araquari, município distante 30 km de Joinville. Recebida pelo prefeito Clenilson Pereira, a comitiva chinesa apresentou o projeto do Complexo Multimodal de Araquari, que contará com aeroporto de cargas e passageiros, terminal de armazenamento líquido, centro logístico, complexo hoteleiro e setor industrial.

Outros investimentos chineses

Além do megainvestimento de 13 bilhões de dólares, os chineses planejam construir em Araquari uma fábrica de pneus Sailun Tires, avaliada em mais de R$ 2 bilhões. Em agosto, executivos da gigante chinesa de pneus estiveram na cidade pela segunda vez. A nova fábrica deverá gerar mais de 2 mil empregos diretos. É importante lembrar que a TP-Link chinesa (equipamentos para internet) continua interessada em construir sua fábrica em Araquari.

Terceira filial em Joinville

Às 8h desta quarta-feira (27), o Grupo Angeloni vai inaugurar sua terceira filial em Joinville. Será o terceiro supermercado que a cidade recebe em menos de uma semana, já que o Fort Atacadista inaugurou sua filial no bairro Vila Nova dia 20 e o Komprão a sua no dia seguinte no mesmo bairro. A nova loja Angeloni fica entre as ruas XV de Novembro e 9 de Março, no centro da cidade. São 1.462 m2 de área de venda, onde estarão cerca de 12 mil itens e 130 funcionários. O espaço de estacionamento é de 50 vagas, sendo 25 delas cobertas.

Inauguração será nesta quarta (Foto: Divulgação)

Um negro denunciado por racismo

(Foto: Reprodução / redes sociais)

Um fato inédito na história policial de Joinville foi registrado na segunda-feira: um afrodescendente teve a prisão em flagrante transformada em prisão preventiva por injúria racial. A vítima é uma enfermeira do Hospital Dona Helena. O agressor foi preso sábado à tarde depois de ofender e agredir duas enfermeiras após um procedimento do PS do hospital. Uma das ofensas (alguém gravou no celular) é “(você) estudou alguma coisa, pois você é negra”. O nome do agressor não foi divulgado. Além disso, ele falou vários palavrões e agrediu fisicamente as duas funcionárias.

O NOVO em 2026

Líder do governo na Câmara de Vereadores de Joinville criticou o governador Jorginho Mello pelo que chamou de “um escândalo a cada dia” em seu governo. Neto Petters (NOVO) dificilmente aborda questões partidárias, mas na última reunião ordinária fez duras críticas ao governo estadual. Maurício Peixer (PL) afirmou que o vereador estava falando porque “alguém” o mandou falar, em uma referência indireta ao prefeito Adriano Silva (NOVO). Deputado estadual a partir de 1º de janeiro (é o primeiro suplente), Peixer defendeu o governador ao lembrar que as denúncias estão sendo investigadas. Se alguém ainda está em dúvida em qual dos lados o NOVO estará na eleição para governador em 2026, o vereador Petters definiu. Não estará na reeleição de Jorginho Mello.

O fim de um projeto?

As inscrições para o vestibular na UFSC de Joinville anunciaram o fracasso de um curso de engenharia. Apenas um inscrito para primeira opção nas 28 vagas oferecidas no vestibular de engenharia ferroviária e metroviária. Num país que há décadas descartou o modal ferroviário e que teve um governo que financiou metrô em outro país, e detrimento de Belo Horizonte, aí está um futuro engenheiro que vai ter dificuldades no mercado de trabalho. 

Curtas

– A Rua Colon no Bairro Glória venceu o concurso da coluna: é a mais esburacada de Joinville. Alguns buracos medem 4 cm de profundidade e permanecem nesta situação há semanas.

– Colon é uma homenagem à Barca Colon que trouxe os primeiros imigrantes germânicos para Colônia Dona Francisca em 1851. Em português é Colombo, o descobridor da América.

– Oziel Luiz está com muito prestígio junto à cúpula da Prefeitura de Joinville. Ele é presidente do Instituto Natal, aquele que organizou o lançamento do Natal no último domingo, evento que foi elogiado até pelas capivaras que frequentam as margens do Rio Cachoeira.

– Neste sábado (30) o Sindicato dos Radialistas de Joinville promove um torneio de dominó em homenagem ao radialista Emanoel Testoni, falecido dia 11 de setembro aos 63 anos. 

– As duplas começam às 14h e haverá intervalo para o almoço na Recreativa da Celesc de Joinville. As inscrições podem ser feitas até antes do início da competição.

– O último final de semana foi uma prévia do que ocorrerá na temporada de verão 204/25  na BR-280, único acesso de Joinville às praias de São Francisco do Sul. Muita lentidão no trânsito devido ao grande engarrafamento no final de semana. 

– O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas entregaram à Prefeitura de Joinville o selo de Qualidade em Transparência na categoria Ouro.

Fale com o colunista Luiz Veríssimo pelo whatsapp 47) 99964‑4082

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *