No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

PPP na Iluminação Pública

Spread the love
Iluminação pública. Leilão confirma consórcio catarinense (Foto: Divulgação Secom)

O consórcio Qluz Joinville, liderado pela Quantum Engenharia, venceu o leilão da Parceria Público Privada da iluminação pública de Joinville que foi realizado ontem (11) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O valor vencedor foi de R$ 1,5 milhão mensal por um contrato de 22 anos. Iniciado em 2021, a PPP vai contemplar Joinville com mais de 10 mil novas luminárias e a substituição de 60 mil pontos por lâmpadas LED. Nestes três anos de tramitação, a proposta de PPP foi analisada pelo TCE e por audiência pública, uma demora que retrata a burocracia nos serviços públicos.

Morador afirma que sua casa teve 100% de reajuste (Foto: Reprodução TV Câmara)

Reajuste da taxa de lixo na Justiça

A 1ª Vara da Fazenda Pública está analisando um pedido de liminar proposto pela Defensoria Pública para cancelar o decreto municipal que reajustou a tarifa de coleta e lixo em Joinville. Até o fechamento da coluna, a decisão não havia sido anunciada. Na semana passada, diante das críticas de alguns vereadores e manifestações nas redes sociais sobre o aumento na tarifa da coleta de lixo, em alguns casos de até 100%, o defensor Público Vinicius Ignácio Garcia ingressou com pedido de liminar para sustar o pagamento por considerá-lo “desproporcional” e acima da inflação.

Aumento de 132%

Na Câmara de Vereadores, durante reunião da Comissão de Legislação e Justiça, um morador lamentou que seus cinco carnês de coleta de lixo tenham tido reajuste superior a 38%. “Minha casa teve aumento de 132%”, afirmou Ivo Ritzmann, aposentado do Banco do Sul. Ele revelou que sua família tem cinco carnês de pagamento, três imóveis localizados na Rua Fernando de Noronha esquina com a Felix Thais, dentro do valorizado bairro Atiradores. Quatro deles tiveram, respectivamente, reajustes de 39%, 38%, 49% e a sua residência 132%. “Quero saber os critérios destes aumentos”, disse ele.

Os buracos e a solução

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Joinville, segunda-feira (10) , até os integrantes da bancada governista criticaram os buracos nas ruas do município. Há falta de fiscalização, afirmou Ascendino Batista (PSD), em aparte ao pronunciamento do presidente Diego Machado (PSD). “A solução é descentralizar o trabalho, deixando às antigas subprefeituras resolverem o problema”, acrescentou Diego Machado. Os oradores concordaram que há demora da secretaria responsável em efetuar o conserto dos buracos, muitos deles com tamanho considerável. Lucas Souza (Republicanos) foi o autor da proposta que recebeu apoio da maioria dos vereadores.

Descentralização

Adriano Silva acabou centralizando na Secretaria de Infraestrutura todos os serviços que na administração Udo Döhler eram de responsabilidade das subprefeituras, entre eles a coordenação da “operação tapa-buraco”. Num município onde sair da localidade do Piraí até o Jardim Edilene um motorista leva pelo menos duas horas (ou mais) nos horários de pico, a descentralização é importante.

Primeiro ministro de Garuva

O prefeito Plotino de Bitencourt (Tino) anunciou seu novo chefe de gabinete. É seu antigo chefe, o ex-prefeito Rodrigo David, que governou o município por oito anos e conseguiu eleger seu vice, o próprio Tino.

Curtas

  • A CPI dos moradores de rua não conseguiu avançar. Só três assinaturas, todas do PL. O quarto vereador do partido não assinou.
  • Técnicos da concessionária Ambiental e prefeitura deveriam explicar na Câmara de Vereadores os critérios que justificaram o reajuste na tarifa de coleta de lixo.
  • Nenhuma reclamação sobre o IPTU.

Fale com o colunista Luiz Veríssimo Whatsapp (47) 999644082

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *