No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Preços do arroz sobem após enchentes no Rio Grande do Sul

Spread the love

O mês de maio foi bastante agitado para o mercado de arroz, após as inundações que assolaram o Rio Grande do Sul, trazendo consequências para as lavouras não colhidas.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

A recente autorização do governo federal para a importação de até 300 mil toneladas de arroz branco, em leilão marcado para o dia 6 de junho, também centrou as atenções.

A medida, anunciada na terça-feira (28), permite que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) adquira arroz destinado a pequenos varejistas e grandes redes de supermercados, com despesas limitadas a R$ 1,7 bilhão.

Conforme o analista e consultor de Safras & Mercado, Evandro Oliveira, a cadeia produtiva tem reagido com críticas, defendendo um “marketing mais ético” que valorize o produto gaúcho, especialmente após as recentes tragédias climáticas no estado.

“A proposta é que, ao invés de focar nas importações, os esforços deveriam ser direcionados para escoar a safra nacional com isenção de impostos”, relata.

Apesar das perdas na safra do Rio Grande do Sul, o balanço de oferta e demanda de arroz no Brasil permanece similar aos anos anteriores, com condições de estoques de passagem acima de 1 milhão de toneladas, indicando que as intervenções governamentais podem ser desnecessárias, pondera Oliveira.

O mercado, segundo o consultor, está atento aos impactos dessa medida governamental, que pode afetar os preços e a percepção do valor do arroz nacional. A decisão de importação em um momento de perdas locais pode gerar consequências negativas para a cadeia produtiva brasileira e influenciar nas decisões futuras de safra, acredita.

A média da saca de 50 quilos de arroz no Rio Grande do Sul (58/62% de grãos inteiros e pagamento à vista) encerrou a quarta-feira (29) cotada a R$ 120,80, apresentando um avanço de 1,02% em relação à semana anterior. Em comparação ao mesmo período do mês passado, houve uma alta de 13,55%, e um aumento de 46,14% quando comparado ao mesmo período de 2023.

O post Preços do arroz sobem após enchentes no Rio Grande do Sul apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *