Quem são os possíveis candidatos a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de 2024

Spread the love

Atualmente apenas seis nomes despontam como possíveis candidatos a prefeito de São Paulo para as eleições municipais de 2024 O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), deve tentar a reeleição e tem como possíveis concorrentes o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB), Kim Kataguiri (União), Marina Helena (Novo) e Altino Prazeres (PSTU).

Após declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro de que o PL deve indicar o vice de Ricardo Nunes, Ricardo Salles (PL) e Marcos Pontes (PL) saíram da jogada. 

Quer saber os principais fatos ligados ao serviço público? Clique aqui e se inscreva gratuitamente para receber a newsletter Por Dentro da Máquina

Pela primeira vez na história do partido, o Partido dos Trabalhadores (PT) não terá candidato próprio nas eleições para a Prefeitura de São Paulo e formará a chapa de Boulos, com a indicação de Marta Suplicy para vaga de vice. Já Nunes tem negociado alianças com dirigentes dos principais partidos do centro e da direita para sua reeleição, como PSD, PP e Republicanos.

O cenário atual mostra que Boulos e Nunes devem ter uma disputa acirrada pelos votos dos eleitores na corrida eleitoral para a cadeira da Prefeitura de São Paulo. Os deputados Tabata Amaral e Kim Kataguiri tentam se viabilizar para chegar ao segundo turno.

O primeiro turno das eleições municipais para prefeito de São Paulo em 2024 será realizado em 6 de outubro. O segundo turno, caso necessário, deve ser em 27 de outubro.

+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições municipais 2024

Veja quem são os possíveis candidatos a prefeito de São Paulo em 2024

Ricardo Nunes (MDB)

Atual prefeito do município de São Paulo, Ricardo Nunes, 55 anos, assumiu o cargo em 2021 após o falecimento de Bruno Covas, em decorrência de um câncer. Nascido na capital paulista, Nunes é empresário no ramo de controle de pragas e foi presidente da Associação Empresarial da Região Sul (AESUL). Ingressou na política no MDB e foi eleito vereador de São Paulo em 2012 e 2016. Nas eleições de 2020, foi escolhido por Covas como candidato a vice-prefeito e sua chapa foi vitoriosa. Nunes pretende disputar a reeleição à Prefeitura de São Paulo (SP) em 2024.

Altino Prazeres (PSTU)

Natural de São Luís (MA), Altino Prazeres é formado em Matemática pela Universidade de São Paulo, trabalhou como operário químico e presidiu o Sindicato dos Trabalhadores de Indústrias Químicas de Pernambuco, mas é mais conhecido pela atuação como ferroviário na capital paulista. Morador de São Paulo desde 1995, Altino Prazeres é filiado ao PSTU e disputa pela terceira um cargo público. Foi candidato à Prefeitura da capital paulista em 2016, ao governo do estado em 2022 e, desta vez, Prazeres será novamente candidato a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de 2024. A candidatura de Altino Prazeres foi confirmada pelo partido em 4 de março na sede do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, entidade que já presidiu.

Guilherme Boulos (PSOL)

Conhecido pela participação no Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos, 41 anos, é formado em filosofia pela USP e mestre em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. Em 2018, ingressou na política como candidato à presidência da República, filiado ao PSOL. Em 2020, foi candidato a prefeito de São Paulo, mas perdeu a disputa no segundo turno para Bruno Covas (PSDB). Nas eleições de 2022, se elegeu como o deputado federal mais votado por São Paulo, com mais de 1 milhão de votos. Agora nas eleições municipais de 2024, pretende novamente ser candidato à Prefeitura de São Paulo (SP) e já conta com o apoio do presidente Lula (PT), do PCdoB, PV e Rede.

Kim Kataguiri (União)

Kim Kataguiri, 27 anos, é deputado federal e um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL). Nascido na cidade de Salto, interior paulista, Kataguiri começou a se interessar por política na adolescência e criou um canal no YouTube para falar sobre o assunto. Em 2014, co-fundou o MBL com mais três colegas e esteve à frente dos movimentos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo combate à corrupção. Nas eleições de 2018, se candidatou pela primeira vez a um cargo público e foi eleito como deputado federal por São Paulo pelo Democratas. Em 2022, filiado ao União Brasil, disputou novamente a vaga de deputado federal e foi eleito. Kataguiri agora deve ser ser candidato a prefeito de São Paulo (SP) nas eleições municipais de 2024.

Marina Helena (Novo)

Marina Helena, 43 anos, é economista com mestrado pela Universidade de Brasília (UnB). Natural de Brasília (DF), Helena fez parte da equipe do ex- ministro da Economia Paulo Guedes como diretora da Secretaria Especial de desestatizações, durante o governo de Jair Bolsonaro. Foi também secretária-geral do Diretório Nacional do Novo e é fundadora do movimento Brasil Sem Privilégios. Nas eleições de 2022, foi candidata a deputada federal por São Paulo, e terminou a disputa como primeira suplente. Em março, Marina Helena foi confirmada pelo Novo como pré-candidata a prefeita de São Paulo (SP) nas eleições de 2024.

Tabata Amaral (PSB)

 Formada em ciência política e astrofísica em Harvard, nos EUA, Tabata Amaral, 29 anos, é deputada federal por São Paulo e ativista pela educação. Nascida na cidade de São Paulo, iniciou sua carreira na política filiada ao PDT e foi eleita deputada federal em 2018. Em maio de 2021, se desfiliou do partido e meses depois ingressou no PSB. Nas eleições de 2022, foi reeleita como deputada federal por São Paulo. Amaral é cofundadora do Movimento Mapa Educação e do Movimento Acredito, que busca a renovação do congresso. Nas eleições municipais de 2024, Tabata Amaral deve ser candidata à Prefeitura de São Paulo (SP) pelo PSB e tem o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *