No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Região Nordeste registra maior taxa de crescimento do PIB em 2024

Spread the love
campo de soja, exportações, nordeste, liderança, bahia, agronegócio
Foto: Seagri

Dados da Resenha Regional do Banco do Brasil revelaram que o Nordeste apresentou um crescimento econômico superior à média nacional em 2024. A pesquisa, publicada no último dia 3, mostra que o PIB da região acumulou alta de 3,8%, enquanto o país registrou 3,5%. Os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte lideraram os indicadores nacionais.

Com um aumento de 6,6%, o PIB paraibano alcançou o melhor desempenho estadual do Brasil. Em seguida, aparece o Rio Grande do Norte, com 6,1%. Ambos estão entre os 10 estados com maior crescimento econômico apontado pelo estudo.

Ranking estadual

O levantamento colocou o Ceará em 11º lugar, com alta de 3,9%. Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe registraram crescimento de 3,6%, enquanto Alagoas e Bahia marcaram, respectivamente, 3,1% e 2,9%.

Desempenho por setor

A indústria nordestina registrou alta de 3,4%, superando os 3,3% do Brasil. O setor de serviços na região cresceu 4%, acima dos 3,6% do país. No entanto, o ramo agropecuário apresentou retração em todas as regiões brasileiras. No Nordeste, a queda foi de 1,7%, menor que a média nacional de 2,5%.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, atribuiu o saldo positivo às políticas de desenvolvimento regional conduzidas pelo Governo Federal. “Temos um novo olhar para a região como um ambiente de oportunidades, aproveitando o potencial que o território e a nossa gente dispõem. A Nova Indústria Brasil, o Novo PAC e o foco na sustentabilidade mostram que o Nordeste é parte da solução para o Brasil”, afirmou.

Cabral destacou a celebração do termo aditivo para a conclusão da Ferrovia Transnordestina e o desempenho dos instrumentos financeiros da instituição, que ampliaram a oferta de recursos para empreendedores por meio de fundos regionais e incentivos fiscais.

Mercado de trabalho

O levantamento do Banco do Brasil também apresentou o saldo acumulado de empregos até novembro de 2024, com 2,2 milhões de postos de trabalho gerados. A taxa de desocupação no trimestre móvel encerrado em novembro foi de 6,1%.

Projeções para 2025

Para 2025, o Banco do Brasil projeta crescimento de 1,9% para a economia nordestina. O setor agropecuário deve liderar o desempenho, com alta estimada de 2,9%, seguido pelos setores de serviços e indústria.

O post Região Nordeste registra maior taxa de crescimento do PIB em 2024 apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *