Resultado das eleições em Natal: Paulinho Freire é eleito prefeito no segundo turno

Spread the love

Com 93,75% das urnas apuradas, o deputado federal Paulinho Freire (União) está matematicamente eleito neste domingo (27/10) para a Prefeitura de Natal, ao vencer, com 55,46% dos votos válidos, a também deputada federal Natália Bonavides (PT), que soma 44,54%% dos votos válidos. Freire, veterano político potiguar, confirmou o favoritismo, indicado pelas pesquisas de opinião desde o início das eleições municipais 2024.

Freire já havia largado na frente, ao vencer o primeiro turno com 44% dos votos válidos, contra 28,4% de Bonavides. Ele foi beneficiado pela alta taxa de conhecimento, já que sua trajetória na política potiguar começou há mais de 30 anos.

Assine a newsletter Últimas Notícias e receba uma análise completa e exclusiva do segundo turno

Em 1992, foi eleito para o primeiro de seis mandatos na Câmara Municipal. Dez anos mais tarde, em 2002, chegou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e lá ficou até 2008, ano em que se elegeu vice-prefeito de Natal. No pleito seguinte, em 2012, voltou à Câmara dos Vereadores, permanecendo no legislativo municipal por mais 10 anos.

Ainda que Freire já fosse influente no âmbito local, o salto dele para a política nacional se deu em 2022, quando se elegeu deputado federal pelo União Brasil, partido ao qual se filiou naquele ano. Antes, porém, passou por diversas siglas, como PDT, PSDB, Solidariedade, PROS, PP, PMN, PSB e PMDB.

Já Bonavides, de 36 anos, despontou nestas eleições municipais como uma das apostas do PT para renovar seus principais quadros, tanto no Rio Grande do Norte como em âmbito nacional. A advogada começou na política através do movimento estudantil e prestou assessoria jurídica a movimentos sociais. Sua estreia na política institucional aconteceu em 2016, quando foi eleita vereadora. Dois anos depois, foi eleita deputada federal, ganhando projeção nacional. Em 2022, foi reeleita.

Além disso, Natal era uma das capitais que o PT enxergava chance real de vitória. O estado é governado, desde 2019, pela petista Fátima Bezerra, que conseguiu a reeleição em 2022 já no primeiro turno, com mais de 58% dos votos válidos, embora o governo dela atualmente seja desaprovado pela maioria da população. Foi nesse contexto que Bonavides entrou na disputa pela prefeitura.

Ausente no primeiro turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também venceu no estado em 2022, marcou presença no dia 16 de outubro em um grande comício na cidade para impulsionar a candidatura de Bonavides. A novidade do PT, porém, não foi páreo para o veterano Freire. Os eleitores natalenses preferiram apostar em quem já conheciam há mais tempo, em vez de atenderem aos apelos por mudança que a candidatura de Bonavides trazia.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *