Rocinha ultrapassa Sol Nascente no DF e volta a ser a maior favela do país

Spread the love

Dados do IBGE, divulgados nesta sexta-feira, apontam que as 20 maiores favelas do país abrigavam 858 mil pessoas em 2022

A Rocinha, no Rio de Janeiro, superou o Sol Nascente, no Distrito Federal, e voltou a ser a maior favela do país. Dados do Censo Demográfico 2022, divulgado nesta sexta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que a Rocinha conta com 72.021 moradores, número superior ao do Sol Nascente, que na época, tinha 70.908.

No ano passado, a prévia do Censo 2022 apontou a região do Sol Nascente, que fica a 35 quilômetros de Brasília, como a maior favela do Brasil. De acordo com o IBGE, as 20 maiores favelas do país abrigavam 858.649 pessoas, o que representa 5,2% do total de moradores que viviam em comunidades no Brasil (16.390.815). Entre as favelas com maior número de habitantes, oito estão localizadas na região Norte, sete no Sudeste, quatro no Nordeste e apenas uma no Centro-Oeste.

Em janeiro, o instituto voltou a adotar o termo “favelas e comunidades urbanas brasileiras”. A definição substitui a expressão “aglomerados subnormais”, usada pelo IBGE desde 1991.

O termo favela é definido pelo instituto como um território popular originado das diversas estratégias utilizadas pela população para atender, geralmente de forma autônoma e coletiva, às necessidades de moradia, diante da insuficiência e inadequação das políticas públicas e investimentos privados dirigidos à garantia do direito à cidade.

O post Rocinha ultrapassa Sol Nascente no DF e volta a ser a maior favela do país apareceu primeiro em Portal É di Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *