No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Saiba quais são as datas do recesso forense do Judiciário em 2024 e 2025

Spread the love

Entre os dias 20 de dezembro e 6 de janeiro, o Poder Judiciário entra em recesso forense. Nesse período, audiências e sessões de julgamento ficam suspensas, mas os tribunais continuam funcionando em regime de plantão, atendendo somente casos urgentes.

Além disso, os prazos processuais ficam suspensos de 20 de dezembro a 20 de janeiro, conforme determina o artigo 220 do Código de Processo Civil (CPC). Prazos em curso antes do recesso serão interrompidos e retomados em 21 de janeiro, enquanto os prazos que se iniciaram durante o recesso têm sua contagem adiada para o mesmo dia.

Contudo, há exceções para os processos penais e as ações especiais da Lei de Locações, que não estarão sujeitos à suspensão dos prazos processuais.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O recesso forense foi instituído pela Lei 5.010/1966, que estabeleceu um intervalo para as celebrações de fim de ano no âmbito da Justiça Federal e dos tribunais superiores. Anteriormente, nos tribunais estaduais, a definição do recesso era de definição local, no entanto, desde 2016, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) uniformizou a possibilidade do recesso forense entre os dias 20/12 e 6/1.

Recesso forense no STF

O recesso forense no Supremo Tribunal Federal (STF) também vai do dia 20 de dezembro até 6 de janeiro, conforme disposto na Portaria GDG 218/2024. Contudo, casos urgentes poderão ser apresentados por meio eletrônico durante o recesso. No STF, os prazos processuais ficam suspensos de 20 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025, com exceção das regras aplicáveis a processos penais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *