No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

São Bernardino de Sena e a publicidade em prol do Evangelho

Spread the love

A estratégia de marketing: criando soluções para as necessidades

Quem nunca se irritou com um anúncio publicitário? Muito provavelmente você também já se estressou com o panfleteiro que o parou na rua para lhe entregar um flyer, com os comerciais que interromperam o vídeo que você está vendendo e os spams que lotam em sua caixa de e-mail.

São Bernardino de Sena e a publicidade no prol do Evangelho

Crédito: Iryna Melnyk/GettyImages

O excesso de informações e de anúncios que nos cercam nos dias atuais se torna um desafio para os profissionais de Marketing, que precisam, a todo custo, chamar a atenção de seus consumidores. Por conta disso, a comunicação é cada vez mais personalizada, e uma estratégia utilizada é específica para as necessidades de cada indivíduo. Sendo assim, é preciso entrar na realidade do consumidor, a fim de entendê-lo e convencê-lo de que o produto comercializado pode ajudá-lo a resolver seus problemas.

Marketing 2.0 no século XIV? Uma lição inesperada de São Bernardino

Apesar deste olhar voltado para o cliente ser recente – um conceito que ficou conhecido como Marketing 2.0 –, o padroeiro dos publicitários já aplicou essa “técnica” na virada do século XIV para o século XV. São Bernardino de Sena, nascido na Itália em 1380, foi um dos maiores pregadores do seu tempo e soube como “convencer seu público” a aceitar o Evangelho.

Após se tornar órfão com apenas sete anos, Bernardino foi criado por duas tias que alimentaram a fé em seu coração. Na juventude, estudou na Universidade de Sena, mas abandonou tudo para ingressar na Ordem Franciscana. Na vida religiosa, ele desenvolveu seu intelecto, estudando os grandes doutores e teólogos da Igreja. Contudo, foi o mundo dos camponeses que deu o contributo definitivo para a sua formação.

A “conversão” de São Bernardino, um modelo de comunicação eficaz

Em meio ao povo, o frei Bernardino aprendeu expressões e anedotas, e quando se tornou um pregador, passou a explicar o Evangelho de uma forma mais compreensível. Para além da simplicidade, suas pregações foram transmitidas por uma vivacidade que era capaz de fazer vibrar o coração desde as pessoas mais humildes até os mais instruídos. A vivência da fé, transmitida com verdade, faz com que o Evangelho não somente alcance aqueles que ouviram o frade falar, mas também os convencesse da necessidade de ter também a presença de Jesus em seus corações.

Leia mais:

.: A vida além do prompt: a ética no uso da IA ​​segundo Papa Francisco
.: A internet contribuindo para a evangelização
.: A formação dos valores humanos
.: Como cristãos, somos chamados a viver a ética em tudo

Se a publicidade toca as necessidades do público-alvo para vender uma solução em forma de produto ou serviço, São Bernardino de Sena foi capaz de revelar ao povo como apenas Deus poderia ajudá-los em todos os seus sofrimentos e angústias. Durante sua vida, o religioso prometeu anunciar o Evangelho por toda a Itália, levando milhares de pessoas a se converter.

Que, a exemplo de São Bernardino de Sena, sejamos capazes de olhar para aqueles que estão ao nosso redor e, compreendendo suas dores, proclamar verdadeiramente – e não como meros anúncios que todos tentam ignorar – a salvação que vem de Deus.

São Bernardino de Sena, rogai por nós!

Gabriel Fontana
Jornalista da Comunidade Canção Nova

O post São Bernardino de Sena e a publicidade em prol do Evangelho apareceu primeiro em Formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *