No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Saúde de Vitória promove ações de combate ao tabagismo

Spread the love

No dia 31 de maio comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. Para celebrar a data e chamar a atenção das pessoas para o perigo do cigarro, as Unidades Básicas de Saúde de Vitória estão realizando uma série de ações, também nas Escolas Municipais, levando o tema da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) deste ano que é “Proteger as crianças da interferência da indústria do tabaco”.

Segundo a referência técnica em Controle do Tabagismo de Vitória, Ludmila Coelho, a indústria do tabaco continua se esforçando para conquistar novos consumidores. “Os dados revelam que a indústria do tabaco gasta aproximadamente oito bilhões de dólares por ano em marketing e publicidade, especialmente nas mídias sociais, plataformas de streaming, patrocínio a cinema, dentre outros, buscando ser atraente aos olhos das novas gerações, que são mais tecnológicas”, diz.

Estudos mostram que a maior parte dos adultos fumantes, iniciou o consumo do cigarro ainda na infância ou na adolescência. “A indústria do tabaco também está por trás da disseminação dos dispositivos eletrônicos para fumar, os chamados PODs, cigarros eletrônicos e vapes, que têm nicotina na maioria das vezes e causam uma dependência absurda, além de danificarem os pulmões rapidamente, trazendo prejuízo para quem o fuma e para quem inala a fumaça”, completa Ludmila.

A última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), revelou que, em 2019, 13,6% dos estudantes de 13 a 15 anos já haviam experimentado o cigarro eletrônico, e 22,7% dos de 16 e 17 anos também. Quanto ao sexo, a experimentação é maior entre os homens (18,1%) do que entre as mulheres (14,6%). Houve ainda aumento dos escolares de 13 a 17 anos que declararam o consumo de cigarros nos 30 dias anteriores à data da pesquisa, subindo de 5,6% em 2013, para 6,8% em 2019. Os dados estão disponíveis no portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Anvisa proíbe comércio de cigarros eletrônicos

Diante das investidas da indústria tabagista, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve a proibição de comércio para cigarros eletrônicos em todo o país além de ampliar sua restrição, proibindo também seu consumo em espaços coletivos fechados, públicos ou privados. O regulamento sobre os cigarros eletrônicos foi atualizado através da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 855/2024, que também proíbe a fabricação, a comercialização a importação, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar.

Em Vitória, denúncias sobre comercialização, propaganda e distribuição desses dispositivos podem ser feitas através do Fala Vitória 156.

Tratamento

Em Vitória, as unidades de saúde estão aptas a realizarem as ações para enfrentar o tabagismo em dois eixos: na prevenção e no tratamento dos tabagistas, por meio dos Grupos de Apoio Terapêutico ao Tabagismo (GATT). As ações visam reduzir a iniciação do tabagismo, principalmente entre jovens, aumentar o fim do tabagismo entre os que se tornaram dependentes e proteger todos dos riscos do fumo passivo. Para o munícipe que deseja parar de fumar, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima e iniciar o tratamento no início de um novo Grupo.

O GATT é o preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), que inclui a abordagem cognitivo-comportamental do fumante, com treinamento de habilidades comportamentais, visando à cessação e à prevenção da recaída. O indivíduo deve passar por uma consulta de avaliação clínica antes de iniciar as sessões de abordagem. Nela, são avaliados a motivação da pessoa em deixar de fumar, seu nível de dependência física da nicotina, se há indicação ou contraindicação ao uso do apoio medicamentoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *