No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Saúde e longevidade do produtor passam pelas máquinas agrícolas autônomas, aposta John Deere

Spread the love
9RX maior trator da John Deere - autonomia
Foto: Divulgação John Deere

Uma nova geração de máquinas agrícolas foi trazida pela John Deere na maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Eletronics Show (CES 2025), em Las Vegas, Estados Unidos.

Poupar homens e mulheres do campo de trabalhos extenuantes e solucionar o problema da falta de mão-de-obra qualificada são as preocupações que parecem estar no centro desta empreitada, ainda mais agora que o conceito de sustentabilidade já está mais incorporado ao setor com a adoção de modelos a biodiesel e até mesmo elétricos.

Assim, a palavra de ordem agora é autonomia. Exemplo disso é o maior trator da empresa, o 9RX, voltado a operações agrícolas em grande escala e que neste ano passa a estar disponível para venda no mercado norte-americano.

A companhia ainda não divulga o preço e o Brasil, por enquanto, terá de esperar mais algum tempo: questões de conectividade e regulamentação ainda são gargalos em solo nacional. No entanto, neste rol, é consenso entre os executivos da companhia que as perspectivas são para lá de positivas visto a gigante área agricultável do país e a já consolidade tecnificação dos produtores de Oiapoque ao Chuí.

Sensores embutidos

O modelo é equipado com 16 câmeras individuais dispostas em cápsulas para garantir visão 360° do campo. De acordo com o vice-presidente de Tecnologia da companhia, Jahmy Hindman, os sensores da máquina são tão sensíveis que captam insetos e até mesmo a variação de luz do dia.

Contudo, também está equipado com tecnologia artificial para garantir que apenas empecilhos reais interrompam a operação, como pedras e grandes galhos que tenham o poder de danificar seus equipamentos.

“Essa tecnologia vai de encontro com as necessidades dos produtores rurais que têm dificuldade em encontrar mão de obra qualificada e não têm mais tempo ou disposição para ficar 12, 14 horas operando uma máquina”, diz o executivo.

Fator que também exemplifica essa realidade é a idade média do homem e da mulher do campo. Nos Estados Unidos, por exemplo, este número é de 58 anos. No Brasil, de 46.

Assim, a saúde e o bem-estar dos agricultores é uma preocupação que parece estar no centro das atenções das gigantes do setor.

Por isso que em culturas especiais, como pomares, onde a pulverização com jato de ar é repetitiva e exaustiva, a John Deere mostra outra alternativa: o trator estreito 5ML que, assim como o gigante 9RX, também é autônomo.

trator pomar culturas especiais - máquinas agrícolas
Trator estreito autônomo para pomares. Foto: Divulgação John Deere

O vice-presidente de Tecnologia da empresa afirma que o sistema desta máquina, que já está na segunda geração, garante uma navegação precisa mesmo sob uma densa cobertura vegetativa, além de identificar obstáculos com precisão e recalcular a rota sempre que preciso.

De acordo com Hindman, em um primeiro momento, a máquina estará à venda apenas com motor a diesel, mas, futuramente, será disponibilizada a versão movida à bateria elétrica.

*O jornalista viajou para a CES 2025 a convite da John Deere

O post Saúde e longevidade do produtor passam pelas máquinas agrícolas autônomas, aposta John Deere apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *