Saúde mental no trabalho: veja dados recentes e como promover!

Spread the love

A saúde mental no trabalho é um tema que tem despertado a preocupação dos profissionais da área de saúde. Segundo uma pesquisa realizada pelo ADP Research Institute, 67% dos trabalhadores brasileiros sentem que o estresse é um fator presente em suas rotinas de trabalho.

Desses, 31% dos entrevistados dizem que o estresse é a origem para problemas de saúde mental. Perceba, que são números expressivos e que indicam a necessidade de dialogarmos sobre as origens dos problemas de saúde mental no trabalho, bem como, de possíveis soluções para eles.

Neste artigo, a Dra. Luciana Mancini Bari, médica com foco em saúde mental, reuniu dados sobre o crescimento no uso de antidepressivos no contexto do mercado de trabalho, debatendo os principais transtornos entre os profissionais, e ações que podem ser implementadas para melhorar o bem-estar físico e mental dos trabalhadores. Acompanhe!

A importância da saúde mental no ambiente de trabalho

Em matéria publicada no Valor Econômico, o jornalista Jacilio Saraiva, traz dados relevantes sobre o aumento no uso de antidepressivo entre os profissionais ativos no Brasil. Segundo a reportagem, o aumento foi de 12% no primeiro trimestre de 2024, quando comparado com o mesmo período de 2023.

A matéria destaca, ainda, que o uso de medicamentos psiquiátricos tem maior adesão entre empregados de empresas que estão na faixa etária entre os 39 aos 43 anos (19,8%), seguidos pelos trabalhadores na faixa entre 44 a 48 anos (16,5% dos entrevistados).

Nessa pesquisa, se identificou que o maior grupo de afetados são homens que trabalham em grandes corporações, ocupando, principalmente, altos cargos de gerência e liderança. A grande questão que surge desse levantamento, é: como lidar com esse desafio dentro das empresas?

O que os gestores e os profissionais precisam saber — e fazer— para promover ações de cuidado com a saúde mental no ambiente corporativo? A ideia deste conteúdo é trazer algumas dicas nesse sentido, mas, antes, precisamos compreender a importância do cuidado com a mente.

A promoção da saúde mental no ambiente de trabalho é positiva tanto para os trabalhadores quanto para empresa. Em uma organização na qual existe a preocupação com o bem-estar das pessoas, observa-se um aumento da produtividade, da criatividade e da satisfação geral, impactando positivamente na continuidade do negócio.

Assim, pessoas com saúde mental tendem a ser mais engajadas e resilientes, refletindo na redução das taxas de absenteísmo, na retenção de talentos, no fortalecimento da cultura organizacional e na construção da reputação do negócio.

Transtornos de saúde mental associados ao trabalho

Questões como alta demanda, carga de trabalho excessiva, incompatibilidade de funções, falta de autonomia e relações hostis são fatores frequentemente associados à prevalência de condições de saúde como: estresse ocupacional, ansiedade e depressão.

A síndrome de burnout é a mais conhecida e debatida quando se fala em sobrecarga de trabalho, exaustação emocional e queda no desempenho. Mas ela não é o único transtorno comum entre os profissionais que estão no mercado. Confira, a seguir, alguns dos problemas mais comuns:

Ansiedade

A ansiedade se caracteriza pelo excesso de preocupação e nervosismo que pode estar relacionada a problemas nas relações interpessoais, prazos apertados, excesso de responsabilidade, falta de comunicação e medo de cometer erros.

Depressão

Em quadros depressivos, o profissional tem sentimentos de tristeza persistentes, falta de interesse nas atividades, dificuldade de concentração e fadiga. Questões como a cultura organizacional, a carga de trabalho excessiva e a falta de reconhecimento podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Síndrome de Bournout

A já citada síndrome é muito lembrada quando se fala em saúde mental no trabalho. Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, ela se caracteriza pela exaustão emocional, despersonalização e redução da realização profissional. Costuma estar associada a longas jornadas de trabalho, falta de apoio e sobrecarga de tarefas.

Transtorno de estresse pós-traumático

Embora não seja um transtorno tão comum, ele pode estar relacionado à ocorrência de experiências estressantes no trabalho, em casos graves que envolvem assédio

Embora mais associado a eventos traumáticos, o TEPT também pode ser desencadeado por experiências estressantes no trabalho, como assédio moral, assédio sexual, violência e acidentes de trabalho.

Transtornos do sono

Os transtornos do sono podem, em parte, ter relação com estresse no trabalho. Dificuldade para dormir, insônia ou sono não reparador são problemas comuns em pessoas com transtornos de saúde mental e que devem ser investigados.

Em todos os casos, fatores externos como má alimentação, predisposição genética e ausência de hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças. O diagnóstico e o tratamento devem ser feitos por um profissional da área saúde.

Com manter a saúde mental no trabalho

Manter a saúde mental no trabalho pode ser um desafio, especialmente se a causa para o problema for alheia à vontade do indivíduo. Porém, qualquer pessoa pode estabelecer limites e adotar práticas que auxiliem no cuidado com a sua saúde.

A primeira dica é estabelecer limites claros entre a vida profissional e pessoal, evitando levar trabalho para casa e desconectando-se de e-mails e notificações fora do horário de expediente. Somado a isso, a prática regular de atividade físicas, mesmo que sejam curtos intervalos de exercícios durante o dia, auxilia na liberação de endorfina, hormônio do bem-estar, que ajuda a reduzir o estresse.

Uma alimentação equilibrada e o sono de qualidade também são pilares da saúde mental, garantindo que o corpo e a mente tenham energia para enfrentar as demandas e safios do dia a dia.

Cultivar relacionamentos saudáveis na empresa também é um cuidado que merece destaque, busque apoio dos colegas e da liderança em momentos de dificuldade, participe de atividades sociais e de equipe, fortaleça o senso de pertencimento e contribua, dentro de suas possibilidade, para criar um ambiente mais positivo.

Sempre que você sentir dificuldade de lidar questões de saúde mental, considere buscar o suporte de profissionais especializados. Além de realizar um diagnóstico preciso, eles poderão dar todas as orientações com relação aos cuidados e hábitos que você precisa incorporar para melhorar a sua saúde.

Quer saber mais como saúde mental no trabalho? Aproveite e baixe, gratuitamente, o e-book “Como lidar como problemas de saúde mental no trabalho”.

O post Saúde mental no trabalho: veja dados recentes e como promover! apareceu primeiro em Hospital Santa Mônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *