No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

SC é o segundo estado mais direitista do país; Pesquisa em Blumenau; Deputado pode ser expulso do partido, entre outros destaques

Spread the love

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

A Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, controlada pela FSB, realizou uma pesquisa inédita sobre o posicionamento político dos brasileiros. O levantamento teve a parceria do DataSenado.

Santa Catarina está em segundo lugar como o estado mais direitista do país, com 37% dos entrevistados se declarando de direita. Só perde para Rondônia, que lidera com 41% de eleitores de direita. Em terceiro lugar, empatados, estão Paraná e Mato Grosso, ambos com 36%.

Os estados mais identificados com a esquerda são Pernambuco e Rio Grande do Norte, com 18% da população. O Ceará aparece em terceiro com 17%, seguido por Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo, cada um com 16%.

Em Santa Catarina, 37% se consideram de direita, 10% se dizem de centro, e outros 10% de esquerda. A maioria da população catarinense, 41%, não se identifica com nenhum lado, e 4% não responderam.

Isso explica o resultado do primeiro turno da eleição estadual de 2022, quando Carlos Moisés da Silva (Republicanos), Esperidião Amin (Progressistas) e Gean Loureiro (UB) somaram mais votos do que Jorginho Mello (PL), que atraiu votos bolsonaristas por estar no Partido Liberal.

Dois recados emergem desse cenário: Santa Catarina tem uma maioria de direita, mas nem todos são bolsonaristas, havendo eleitores dispostos a votar em partidos de centro-direita, como MDB, PSD, Progressistas e União Brasil. Em segundo lugar, o eleitorado que não se identifica com a direita ou a esquerda rejeita os extremos e vota na direita mais por rejeição à esquerda do que por convicção ideológica.

Foram entrevistados 21.808 brasileiros de todos os estados entre os dias 5 e 28 de junho.

Insatisfação aumenta

A Associação dos Policiais Penais e Agentes de Segurança Socioeducativos de Santa Catarina iniciou uma campanha de valorização da categoria. Com um ciclo de 11 reuniões regionais, iniciado em junho e encerrado em setembro, mais de 700 servidores participaram. Agora, a entidade realizará uma assembleia geral no dia 22, às 14h, em frente ao Centro Administrativo. “A categoria não aguenta mais o desmonte e o descaso do governo”, afirmou uma liderança ligada aos trabalhadores.

Jogou a toalha?

Assessores próximos do governador Jorginho Mello (PL) o ouviram dizer que, em Criciúma, a situação é irreversível. O entendimento é de que ele jogou a toalha. Todas as pesquisas sérias, tanto publicadas quanto internas, revelam o favoritismo de Vaguinho, com ampla vantagem. Durante discurso em Criciúma, na visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jorginho citou o encontro como “o evento da virada”, o que indicou o reconhecimento de que seu candidato está atrás na corrida. Para tentar fugir da associação com a prisão de Clésio Salvaro (PSD), assessores do governador afirmam que Guidi é um candidato fraco.

Segundas intenções

Darci deseja fazer parte do governo de Jorginho Mello – Imagem: Câmara Federal

O deputado federal Darci de Matos (PSD) gravou um vídeo pedindo votos para Ricardo Guidi (PL), candidato à Prefeitura de Criciúma. Matos, que é o primeiro suplente, torce pela eleição de Guidi para assumir a vaga na Câmara Federal. O movimento visa, porém, disfarçar um trabalho para que Darci integre o governo Jorginho Mello (PL) em caso de derrota de Guidi. Darci tem dito a pessoas próximas que pretende reivindicar o cargo de diretor do Detran, devido às suas relações com Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Expulsão

O PSD se reunirá na próxima semana para apreciar um pedido formal de expulsão do deputado Darci de Matos.

Pesquisa em Blumenau

Na pesquisa divulgada ontem no programa Microfone Aberto, da Rádio Massa FM, o delegado Egídio Ferrari (PL) lidera a corrida pela Prefeitura de Blumenau. Segundo o Instituto Catarinense de Opinião Pública e Estatística (Incope), na pesquisa espontânea, Egídio aparece com 33% das intenções de voto. Ana Paula Lima (PT) tem 14,67%, empatada tecnicamente com Odair Tramontin (Novo), que tem 14%. Ricardo Alba (Podemos) tem 3,17%, e Rosane Martins (PSOL), 1,67%. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de setembro e está registrada sob o número SC-04469/2024. Branco e nulo somam 0,50%, e 33% estão indecisos.

Pesquisa Estimulada

No cenário estimulado, onde os nomes dos candidatos são apresentados, Egídio Ferrari (PL) lidera com 44,67%. Ana Paula Lima (PT) vem em segundo com 21,33%, seguida por Odair Tramontin (Novo), com 16,67%. Ricardo Alba (Podemos) registra 3,33%, e Rosane Martins (PSOL), 2,67%. Branco e nulo somam 0,67%, e 10,67% dos eleitores estão indecisos.

Votos válidos

Os votos válidos indicam que Egídio Ferrari (PL) pode vencer no primeiro turno com 50,38%. Mesmo sem o apoio direto do governador Jorginho Mello (PL) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e enfrentando adversidades ligadas à gestão de Mário Hildebrandt (PL), Egídio se destaca e caminha para uma vitória histórica. Caso se concretize, ele será o segundo deputado em mandato a se eleger prefeito em uma cidade historicamente avessa a eleger parlamentares.

Porém…

Mesmo com o franco favoritismo de Egídio Ferrari (PL) apontado pela pesquisa, ainda não há nada definido em Blumenau. Na espontânea, em que os eleitores conhecem os candidatos, ainda há 10% de indecisos. Ana Paula Lima (PT) e Odair Tramontin (Novo) podem aumentar seus percentuais e levar a eleição para o segundo turno. Nesse caso, teríamos os seguintes cenários: Egídio contra Ana Paula, com uma eleição praticamente certa para Egídio; contra Tramontin, o jogo ficará mais equilibrado, pois a esquerda não vota no 22, o que poderá beneficiar o ex-promotor.

Nova prisão

MP quer nova prisão de Salvaro – Imagem: Rede Social

O Ministério Público solicitou que o prefeito afastado de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), volte a ser preso. O documento, assinado pelo subprocurador-geral de Justiça, Durval Amorim, e outros promotores, alega que Salvaro descumpriu medidas cautelares impostas. No dia de sua soltura, Salvaro foi recepcionado com uma carreata na cidade, que contou com a presença do vereador Paulo da Farmácia, testemunha no caso, e do vereador afastado Daniel Antunes, investigado. A presença de ambos no mesmo local foi considerada pelo MP como um descumprimento das condições estabelecidas. A decisão está nas mãos da desembargadora Cinthia Beatriz Schaefer, relatora das investigações no âmbito da Operação Caronte.

Proibição de prisões

Como a desembargadora Cinthia Beatriz Schaefer não tomou uma decisão até a meia-noite de ontem, o prefeito afastado de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), só poderá ser preso, caso a decisão pela sua prisão seja retomada, a partir de terça-feira da próxima semana. Isso porque, a partir de hoje, nenhum eleitor pode ser preso, salvo em flagrante delito, por sentença condenatória ou por desrespeito a salvo-conduto, conforme previsto pela legislação eleitoral.

Semana decisiva

Prefeito é acusado de usar a estrutura do município – Imagem: Câmara de SLO

O prefeito de São Lourenço do Oeste, Agustinho Menegatti (Progressistas), candidato à reeleição, enfrenta uma dura batalha na Justiça Eleitoral. Acusado de abuso de poder político, ele é apontado por supostamente usar servidores e espaços públicos para a campanha. Rennã Fedrigo (MDB), seu adversário, apresentou denúncias que incluem o uso de uma ambulância e servidores municipais em vídeos eleitorais. A expectativa é grande, já que o julgamento pode cassar sua candidatura nos próximos dias.

Tensão na campanha

A coordenação de campanha de Agustinho Menegatti (Progressistas) vive um clima de tensão com o andamento do processo. Testemunhas confirmaram o envolvimento de servidores públicos na produção de materiais eleitorais, o que complicou a defesa. Advogados avaliam que as infrações são graves e podem comprometer a lisura da eleição. Se a sentença for desfavorável, Menegatti e seu vice terão seus registros cassados e seus votos anulados.

Gravidade

Advogados consultados sobre o processo eleitoral envolvendo Agustinho Menegatti (Progressistas) ressaltam a gravidade das supostas infrações, que podem levar à cassação de sua candidatura. Fontes próximas à campanha confirmam que, após uma audiência desfavorável, há grande chance de perda do registro da chapa, acirrando ainda mais a disputa pela prefeitura de São Lourenço do Oeste.

Turismo

Delegação catarinense em Buenos Aires – Imagem: Divulgação

O deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) participou da Feira Internacional de Turismo, em Buenos Aires, que se encerra hoje. Representando a Assembleia Legislativa, o parlamentar vê boas perspectivas para a vinda de argentinos à próxima temporada, com a confirmação de voos charter partindo de Córdoba e Mendoza. Carlos Humberto também participou de um evento da InvestSC, na embaixada brasileira, para apresentar projetos de turismo e indústria a investidores argentinos. Na foto, com a secretária adjunta de Turismo, Catiane Seif e o presidente da InvestSC, Renato Lacerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *