No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Secretária avalia cenário da Saúde em reunião com deputados

Spread the love

Carmen Zanotto, secretária de Saúde de SC | Foto: Giovanni Kalabaide / Agência AL

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa recebeu a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, nesta terça-feira (16), que apresentou as estratégias adotadas pelo governo do Estado sobre a alta na ocupação de leitos de UTI, e na procura por serviços de emergência, a fila das cirurgias eletivas e o cenário epidemiológico atual. A secretária veio a convite do presidente da Comissão, deputado Neodi Saretta (PT).

Segundo Carmen, a taxa de ocupação dos leitos de UTI já chegou a 94,14%. Desde janeiro do ano passado foram abertos 163 leitos, entre adultos, neonatais e pediátricos.

Com relação aos leitos hospitalares clínicos, a média de ocupação gira em torno de 60% e, segundo a secretária, além de adequações na infraestrutura dos hospitais, o Estado também atua na ampliação dos leitos que recebem, entre outras demandas, a de pacientes acometidos pela dengue.

Dengue em SC

Em Santa Catarina, que ainda está com Decreto de Emergência vigente, o pico da dengue foi registrado no fim de março e a expectativa é de que a doença chegou a um platô.

Em 2024, o número de casos prováveis de dengue aumentou 185% em relação ao ano passado e 83 mortes foram registradas no estado em 2024. Outras 36 estão em investigação. As regiões com maior complexidade são a Nordeste, Vale do Itajaí e Oeste.

Vacina

Com relação à cobertura de vacinação contra a dengue, a região de Joinville, que foi a primeira a receber as doses ofertadas pelo Ministério de Saúde, atingiu 73,12% do público alvo, que são crianças com idades entre 10 e 14 anos.

“Recentemente o Estado recebeu uma nova remessa de vacinas, que estão sendo aplicadas na região da Grande Florianópolis, porque mesmo com as doses disponíveis, a cobertura ainda está muito baixa e nós temos o grande desafio de chegar em cada uma destas crianças de 10 a 14 anos”, frisou.

Doenças respiratórias

Zanotto também fez um apelo aos grupos prioritários da vacinação contra Influenza, para que procurem as unidades de saúde. Com mais de 3 milhões de doses disponíveis, Santa Catarina vacinou apenas 20,02% do público alvo.

Cirurgias eletivas

Sobre as cirurgias eletivas, a secretária acrescentou que caso seja necessário, o Estado poderá, conforme a região, reduzir a realização destes procedimentos para priorizar a internação de casos emergenciais em decorrência de complicações respiratórias.

Segundo ela, o governo realizou, desde o início da gestão, 422.810 mil cirurgias eletivas. “No ano passado, nosso recorde foi registrado no mês de agosto, com 12.615 procedimentos e em março deste ano nós praticamos já batemos esta média, com 12.160 cirurgias. A tendência, se não tivermos que reduzir estes procedimentos, é continuarmos num gráfico de crescimento porque este mês já realizamos 7.023 cirurgias”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *