No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Sem Lula ou Bolsonaro, eleitores preferem embate entre Haddad e Tarcísio em 2026

Spread the love

A pesquisa nacional divulgada nesta terça-feira (12/11) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), em parceria com a MDA Pesquisa, apresentou um estudo detalhado sobre a preferência de voto dos eleitores para 2026 em diferentes cenários. No cenário de intenção de voto, há um empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 35%, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32% das intenções de voto.

Até agora, o presidente Lula não confirmou se disputará a reeleição em 2026, embora haja consenso no PT e entre aliados de que ele é o nome mais forte para a próxima eleição. Já Bolsonaro foi condenado à inelegibilidade por oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que o impede de concorrer nas próximas eleições presidenciais.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas diariamente no seu email

Apesar disso, aliados do ex-presidente seguem otimistas quanto a uma possível anistia e recuperação de sua elegibilidade, movimento já em curso no Congresso. Também vislumbram uma possível reversão da condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente após a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, embora essa anulação seja vista como improvável.

Distribuição das preferências

A pesquisa revela as preferências eleitorais para 2026 entre diferentes segmentos ideológicos, destacando as possíveis lideranças em cenários com e sem Lula e Bolsonaro nas urnas.

Direita e centro-direita:

Dos 44% dos entrevistados que se identificam como de direita ou centro-direita, Bolsonaro é o nome mais popular entre esse grupo (48%).

Sem Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se torna o favorito, com 22,6%, seguido por Michele Bolsonaro (PL), com 21,9%, e Pablo Marçal (PRTB), com 20,3%.

Esquerda e centro-esquerda:

Entre os 24% que se identificam como de esquerda ou centro-esquerda, 60% preferem o presidente Lula como candidato em 2026.

Sem Lula, Fernando Haddad lidera entre esses eleitores, com 31,3%, seguido por Guilherme Boulos (PSOL), com 17,5%, e Geraldo Alckmin, com 15%.
Centro:

Dos 32% que se consideram centristas, 27% preferem Lula, 16% Bolsonaro, 12% Pablo Marçal, e 6% Tarcísio de Freitas.

A pesquisa não detalhou as preferências desse grupo em um cenário sem Lula ou Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *