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Nesta sexta-feira (27), o superintendente do DNIT do Ceará (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) Will Almeida, foi um dos convidados no programa Alerta Geral.
Entrevistado pelos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, Will foi questionado sobre a situação das BRs no Estado do Ceará no ano de 2025, ele contou que neste ano de 2024 foi instalado um dispositivo pelo DNIT que mede a qualidade das rodovias federais por todo o Brasil, no Ceará o índice bateu o ICM histórico por atingir 84% da malha rodoviária considera de ótima qualidade. Em 2019, o Estado tinha batido o recorde máximo para a região, que foi de 79%.
”Eu sei que tem muita coisa para melhorar, como superintendente do DNIT, sei que precisamos reforçar muitas coisas, como leigo no assunto, antes de entrar no DNIT, não entendia muitas coisas. Mas agora consigo dar explicações melhores. Nossa ideia é fazer uma grande gestão e mudar a cara das rodovias federais”, contou Will.
Uma questão levantada durante a entrevista foi sobre um trecho da BR-020, entre Fortaleza e o município de Canindé, onde era registrado muitos buracos, e que pouco tempo depois de serem recapeados o asfalto sedia. Will Almeida disse que a problemática da BR citada tem um problema crônico, e que ela é a de mais difícil recuperação no Estado. ”É preciso fazer uma restauração na BR 020, hoje precisamos de um projeto vindo do DNIT sede [localizado em Brasília], temos um projeto já existe de recuperação que vai de Fortaleza até Boa Viagem, ele deve ser executado até abril do próximo ano. Temos também novidade nesta BR e também na 222 que é uma possível duplicação, desejo vindo do governador Elmano de Freitas”, comentou o superintendente.
BR 116
As duplicações em rodovias federais possuem alguns prazos para serem cumpridos. Por exemplo, na BR-116, a empresa encabeçada pela obra deve apresentar em 10 meses o projeto executivo, o DNIT aprova e ela inicia a duplicação. Em fevereiro deste ano, foi assinado o contrato para a obra mencionado, no momento a empresa está na fase de apresentação de projeto.
”Estava previsto para que no 13 de dezembro, com o ministro Renan Filho (transportes), e a bancada federal do Ceará fosse dado a ordem de serviço, mas por motivos de força maior o ato foi adiado”, confessou Will. Ele diz que o trecho de Pacajus até Timbaúba dos Marinheiros, o mais problemático, será solucionado logo nos primeiros dias de serviço. ”Essa obra, é considerada a obra da década, é o principal corredor de entrada, tem importância para e a economia do Ceará”, dissertou.
BR 222
Durante a conversa Will Almeida destacou que existem desejos tanto vindo do departamento como do governador do Estado Elmano de Freitas de duplicar qualquer que seja o trecho, mas para isso se precisa de um projeto.
”O DNIT já elabora um projeto executivo tanto para duplicação na 222 quanto na 116, e depois é que a obra é licitada. O governo liberando o recurso, executamos. Quero aqui agradecer ao governador Elmano de Freitas porque não me recordo dos últimos governos pedidos de recursos para a infraestrutura do Estado, é um momento que vemos de desenvolvimento do Ceará, é preciso boas rodovias para acompanhar o desenvolvimento das mais diversas áreas”, enalteceu o superintendente.
Trechos como Serra da Ibiapaba, onde é preciso uma duplicação, a reforma no local é bem mais demorada. ”É um gargalo que precisamos melhorar, mas que não é impossível”, contou Will. Existe possibilidade de utilizar alongar na parte do abismo, ou utilizar a parte de pedras, e pegar exemplos existentes em outros Estados, e isso será levado em conta para a duplicação na serra. ”Um dos objetos é que antes de deixar o cargo, eu quero que a duplicação tenha o projeto aprovado, tenha dado o início a obra”, explicou.
Anel Viário
O DNIT atua na região com o intuito de apoio, já que o local é de responsabilidade do Governo do Estado do Ceará. Ano passado em articulação o Departamento passou cerca de R$ 84 mi, ao Ministério das Cidades, ao qual foi feito um convênio com o Estado para dar continuidade a obra no local.
”Vai ser feito melhorias, retornos oficiais, porque hoje só existem clandestinos. A gente vem discutindo, a questão que o anel precisa de melhoria no viaduto da BR 116, vai continuar gerando problemas se não for resolvido”, contou Will.
Existe também uma discussão de duplicar de Fortaleza, até Campos Belos, próximo a subida de Guaramiranga.
BR 020
Atendendo as demandas da região do Interior, Will Almeida foi questionado sobre as obras no município de Tauá. ”A região até Tauá é viável, mas é preciso melhorias”, conta o superintendente. ”A todas as cidades, vamos dar uma resposta positiva, podem ter certeza, já teve melhorias esse ano. No ano que vem o foco será nessa BR”.