No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Tempo na lavoura de soja: firmeza e desafios em algumas regiões; veja onde chove

Spread the love
Foto: Kranich17 | Pixabay

A previsão do tempo para as áreas produtoras de soja indica uma semana de condições mais favoráveis para o trabalho no campo, especialmente no Centro-Oeste. A tendência é de uma janela de tempo mais firme, o que vai permitir aos produtores realizarem as atividades agrícolas sem grandes contratempos, sem prejudicar, no entanto, a boa umidade do solo.

Em algumas regiões, a chuva é necessária, especialmente no Matopiba e no norte de Minas Gerais, que ainda carecem de precipitações para garantir o desenvolvimento saudável da safra.

Precipitação no Sul e Sudeste

A última semana foi marcada por chuvas intensas em algumas regiões. Em Santa Catarina e Paraná, os acumulados superaram os 200 mm em apenas dois dias, mais do que o esperado para o mês inteiro. Isso causou transtornos, mas a previsão é de que a chuva continue nos próximos dias, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, com destaque para terça e quarta-feira.

Além disso, a formação de um ciclone extratropical próximo ao Rio Grande do Sul, na sexta-feira, deve trazer mais precipitações e pode resultar em rajadas de vento fortes e até queda de granizo, afetando o andamento da safra 2024.

Para o Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, a chuva mais forte deve acontecer a partir de sexta-feira, com o ciclone favorecendo o aumento da precipitação, o que pode afetar o trabalho no campo. No entanto, uma janela de tempo mais firme, prevista para a próxima semana, vai ajudar a secar o solo e permitir que os produtores recuperem áreas que foram impactadas pelo alto volume de chuva.

Condições favoráveis

No Centro-Oeste, os próximos cinco dias devem registrar chuvas de 50 mm, o que contribui para a manutenção da boa umidade do solo, ideal para os trabalhos agrícolas, como o tratamento fitossanitário e o manejo do solo. A chuva também avança para a região Sudeste, afetando estados como São Paulo, Minas Gerais, e o norte de Minas Gerais, além de chegar ao Matopiba com previsão de chuvas entre 50 a 60 mm.

Mato Grosso do Sul, uma das principais regiões produtoras de soja do Centro-Oeste, teve boas precipitações no último fim de semana, com acumulados de 100 a 120 mm. Isso ajudou a manter as condições ideais para o cultivo. No entanto, a tendência é de que o tempo se firme nesta semana, oferecendo uma ótima janela para os produtores realizarem os trabalhos necessários sem interrupções devido à chuva.

Atenção ao tempo no mês de dezembro

Olhando para o período de 20 a 24 de dezembro, a atenção deve se voltar para o Centro-Oeste e Minas Gerais, onde os acumulados de chuva podem superar os 100 mm. Isso pode comprometer os trabalhos no campo, especialmente o manejo da soja, que pode ser afetado pela instabilidade climática. No entanto, a boa umidade do solo será um fator positivo para o desenvolvimento das lavouras, particularmente no norte de Minas Gerais.

O post Tempo na lavoura de soja: firmeza e desafios em algumas regiões; veja onde chove apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *