CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
A partir de segunda-feira (3), a vacina contra a dengue estará disponível nos 134 postos de saúde da Capital, a medida visa ampliação da cobertura vacinal. Antes da iniciativa, a imunização era realizada em 44 unidades.
Fortaleza recebeu, entre maio de 2024 e janeiro de 2025, 76 mil doses do imunizante, sendo 38 mil destinadas à primeira dose (D1) e 38 mil à segunda dose (D2). Cerca de 154 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos fazem parte do público alvo.
Até o momento, foram aplicadas 20.598 doses, das quais 16.358 correspondem à primeira dose e 4.240 à segunda. Os números equivalem a 27% das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.
A coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, reforça a importância da adesão dos pais e responsáveis. “A dose é segura e essencial para evitar sintomas graves da doença. Mesmo sem surtos ou epidemias no momento, a proteção é necessária para evitar complicações futuras”, destaca.
Esquema vacinal
A vacina protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e é aplicada em um esquema de duas doses (D1 e D2), com intervalo de três meses entre elas. Crianças infectadas com a dengue devem aguardar seis meses, após a recuperação, para iniciar o esquema vacinal. Caso a criança contraia a doença após a D1, o intervalo de três meses para a D2 não é alterado, porém, a D2 não deve ocorrer em um período inferior a 30 dias do início da doença.
Contraindicações
– Hipersensibilidade à substância ativa
– Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação
– Pessoas com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida
– Grávidas ou lactantes
Documentos necessários
Para a vacinação, é necessário apresentar documento original da criança/do adolescente, como RG/CPF ou certidão de nascimento, como também um documento original do responsável.
Prevenção contra dengue
A vacina é uma das maneiras mais eficazes de prevenir a infecção pela doença. Além disso, também é fundamental eliminar possíveis criadouros para reduzir a infestação de mosquitos. Para isso, é necessário evitar o acúmulo de água em recipientes, cobrir reservatórios e qualquer local suscetível ao acumulo de água com telas. Medidas de proteção individual, como uso de repelentes, também contribuem para prevenção.
Cenário epidemiológico
Em janeiro de 2025, foram registrados cinco casos de dengue confirmados laboratorialmente.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza