Três candidatos são contra terceirizar a gestão na saúde

Spread the love

Foto: NDTV/Joinville

Carlito Merss é contra por uma questão programática de seu partido (PT). Rodrigo Bornholdt (PSB) enviou “carta aos servidores” condenando a terceirização e se comprometendo a ampliar os concursos públicos na saúde. Luiz Cláudio Gubert (MDB) é servidor municipal aposentado e jamais iria contra os interesses de sua categoria e do futuro do Ipreville. Sargento Lima (PL) não apresenta objeções e o prefeito Adriano Silva (NOVO) anuncia em seu segundo governo, caso seja eleito, a implantação de uma Organização Social (OS) na gestão do Hospital Municipal São José e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), metas que constaram em seu plano de governo em 2020 e não viabilizados.

Exemplo

No último debate entre os candidatos, promovido pelo Grupo ND/Joinville, O ex-prefeito Carlito Merss e o atual Adriano Silva explicitaram suas posições antagônicas. Como exemplo, o prefeito citou o caso de um equipamento licitado para o setor oncológico do Hospital Municipal São José. Há dois anos, a alemã Siemens e holandesa Phillips judicializaram o resultado da licitação e o equipamento ainda não foi instalado. Se a gestão fosse de uma OS, garantiu o prefeito, em três meses o equipamento já estaria beneficiando os pacientes com câncer.

Cuidado com as mulheres

Em 2020, dois vereadores de Joinville foram cassados porque seus partidos apresentaram “candidatas laranjas” para cumprir a cota exigida pela Justiça Eleitoral. Osmar Vicente do PSC fez 2.744 votos e Sidney Sabel do DEM 2.514. Ao contrário deles, muitos dos atuais candidatos a vereador intimaram seus partidos sobre as candidaturas femininas. Querem ter a certeza de que não serão cassados em caso de vitória. O fato de uma candidata obter menos de 10 votos pode ser um caso “suspeito” e alvo de processos na Justiça Eleitoral, beneficiando alguém que não tenha sido eleito.

Casos confirmados, combate intensificado.

Veículos de combate a dengue. Foto: Redes sociais.

Enquanto o número de casos confirmados continua caindo em Joinville, a secretaria municipal da saúde vem intensificando o combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue. Recentemente, o método Wolbachia – biofábrica de mosquitos, projeto aprovado pelo Ministério da Saúde – recebeu cinco novos veículos adaptados para o transporte dos mosquitos até os bairros. A biofábrica foi instalada na antiga sede da Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Brasília. Lá, os mosquitos aedes aegypti recebem a bactéria Wolbachia, que impede que o vírus se desenvolva no inseto e evita a transmissão da doença. Os veículos alugados estão com compartimentos e proteções especiais para o transporte do mosquito.

Painel da dengue

Depois de apresentar o menor número dos últimos anos (11 notificações e apenas 1 caso confirmado) na 51ª semana de 2024, os casos voltaram a subir em Joinville na semana seguinte. Segundo o Painel da Dengue, a última semana (52ª) apresentou 130 notificações e 21 casos confirmados. Números que nem se comparam com o “pico” da 16ª semana de 2024, quando ocorreram nove óbitos e 6.596 casos confirmados.

Dois meses desaparecido e o mistério continua

Reinaldo Kroessin. Foto: Arquivo familiar.

Nesta terça-feira (2) completa dois meses do desaparecimento de Reinaldo Kroessin, 74 anos. Ele fugiu do Hospital Regional de Joinville – onde estava internado – no início da madrugada. Após entrar numa extensa área de mata que forma o Morro do Boa Vista, a família não teve mais notícias. Equipes de buscas localizaram pequenas manchas de sangue em folhas em uma trilha e também nos dois chinelos que estava usando na fuga.

Um mistério com duas hipóteses

A primeira delas é que o idoso tenha morrido dentro da mata em um local de difícil acesso, já que as trilhas foram vasculhadas por vários dias. Neste caso, o odor já o teria denunciado. A segunda hipótese é que ele estaria vivo, conseguindo abrigo de alguém conhecido e optado em não informar a família. No final da semana passada, quinta e sexta-feira, um mutirão formado por 40 pessoas (bombeiros voluntários, Grupo de Resgate em Montanhas, Polícia Civil) voltaram a vasculhar a região e nada encontraram.

Curtas

Informação do jornal Valor: empresa lança IA (Inteligência artificial) para conectar indústrias ao varejo. É a joinvilense NeoGrid, fundada por Miguel Abuhab e há anos líder em seu segmento no país.

JEC/Futsal conseguiu sua 11ª vitória consecutiva na LNF ao vencer o Praia Clube de Uberlândia por 5 x 2 no último sábado.

No próximo sábado (7), às 19 horas no Cau Hansen, o JEC enfrenta o líder Sorocaba. Se vencer assume a liderança. Mais uma vez lotação máxima.

No domingo a estreia do JEC na Copa Santa Catarina contra o Concórdia na Arena Joinville.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *