No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Urgente: TCU investiga prejuízo bilionário na Previ

Spread the love

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, em caráter de urgência, uma auditoria na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).

A decisão, tomada em 05 de fevereiro de 2025, foi motivada por “gravíssimas preocupações” relatadas pelo ministro Walton Alencar Rodrigues.

“O fato é seríssimo, elevando os riscos dos segurados do Banco do Brasil”, disse o ministro.

O ministro apontou prejuízos de aproximadamente R$ 14 bilhões no Plano 1 da Previ entre janeiro e novembro de 2024.

“Comparativamente aos anos anteriores, foi pífio o desempenho atual dos planos da Previ. No ano passado, o desempenho foi substancialmente menor, para quase todas as classes de investimento, renda fixa, renda variável, ativos, imobiliários e investimentos estruturados.” concluiu o ministro Alencar Rodrigues.

O baixo rendimento de apenas 1,58% em 2024 para os investimentos do plano também foi destacado como um fator preocupante pelo ministro do TCU.

Alencar Rodrigues classificou a situação como de “inequívoco risco” para os beneficiários e indicou a possibilidade de “sérios problemas de gestão” na entidade.

Em resposta a questionamentos, a Previ não se pronunciou até o momento.

O despacho foi encaminhado à Secretaria Geral de Controle Externo para coleta de informações adicionais. A auditoria busca esclarecer os motivos dos prejuízos e avaliar a gestão da Previ.

Walton Alencar Rodrigues, Ministro do TCU, e Previ são os principais envolvidos nesta investigação.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *