No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Vai chover menos nos próximos meses? Veja previsão do Inmet

Spread the love

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira (10) o boletim nº 7 do Monitoramento do El Niño no Brasil em 2024.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

O documento, que oferece um panorama sobre a situação climática do país, aponta para um cenário de chuvas abaixo da média em grande parte do território nacional entre os meses de abril e junho.

Embora o El Niño, fenômeno climático conhecido por ocasionar chuvas reduzidas em diversas regiões brasileiras, ainda esteja presente, os especialistas do Inmet ressaltam que ele se encontra em fase de enfraquecimento.

E essa mudança no comportamento do El Niño contribui para a previsão de chuvas ainda mais fracas para o período.

Segundo o Inmet, modelos climáticos sugerem a transição do El Niño para condições neutras nos próximos meses, com 83% de probabilidade.

Somado a isso, as projeções do IRI (Instituto Internacional de Pesquisa para o Clima e a Sociedade) indicam a possibilidade de formação do fenômeno La Niña no segundo semestre de 2024 (julho a setembro), com 62% de probabilidade.

La Niña, por sua vez, é caracterizada por chuvas acima da média em grande parte do Brasil, o que pode amenizar os impactos da estiagem em algumas regiões e trazer alívio para a população.

Previsão do Inmet paras os próximos meses

Norte, Nordeste e Centro-Oeste: A maior probabilidade é de chuvas abaixo da média nessas regiões, com destaque para o Nordeste, que poderá sofrer intensificação da seca devido à escassez de precipitações.

Sul: Diferentemente das demais regiões, o Sul apresenta chances de chuvas acima da média em algumas áreas, especialmente no segundo semestre, caso a La Niña se confirme.

Sudeste: A previsão para o Sudeste é mais variável, com maior probabilidade de chuvas abaixo da média em algumas áreas e precipitações dentro da média em outras.

O post Vai chover menos nos próximos meses? Veja previsão do Inmet apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *