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O início do ano chega acompanhado das liquidações no comércio varejista. Grandes redes já iniciaram suas campanhas de queima de estoque, e o movimento começa a se refletir também no comércio local, que aposta nos descontos de até 30% para atrair clientes e compensar a baixa natural nas vendas após as festas de fim de ano. Após o aquecimento das vendas em dezembro, lojistas tentam manter o otimismo, especialmente com ofertas e descontos. O segmento de eletrodomésticos, por exemplo, tem sido impulsionado pela procura por ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e climatizadores, em meio ao forte calor do verão.
O calor intenso típico da estação traz consigo uma oportunidade para o comércio local. Diego Rodrigo, vendedor em uma loja de eletrodomésticos há 25 anos, explica que o início do ano costuma ser um período desafiador para o setor. No entanto, ele ressalta que há oportunidades como essas podem impulsionar as vendas. Apesar disso, a gente tem um mercado aquecido de aparelhos de climatização: ventilador, ar-condicionado, climatizador. Temos uma expectativa muito grande em vender esses produtos nesse início do ano, conta.
O vendedor destaca ainda que, no segmento de eletrodomésticos, o planejamento é um fator importante para garantir as vendas, portanto apostar em descontos e condições especiais é uma alternativa. Não é como a compra de um item de sapataria, roupas e supermercado. Às vezes, são itens que demandam um pouco de planejamento para comprar um ar-condicionado, uma televisão, um sofá. A gente aposta muito no preço, às vezes um parcelamento para que aquela pessoa possa fazer a compra e, é claro, um bom atendimento, completa Diego.
Já Costa Brandão, vendedor no mesmo segmento há 15 anos, afirma que o movimento ainda está tímido, mas as promoções devem ajudar a melhorar o cenário. Ele lembra que as liquidações de janeiro costumam atrair um público significativo, o que pode ser um alívio para o comércio após o pico de vendas no fim de ano. Estamos esperando que aqueça um pouco mais porque a economia precisa disso, o comércio de Natal, da Cidade Alta, precisa aquecer um pouco, diz.
Costa também comenta que a chegada de novas lojas no Centro da cidade trouxe um impacto positivo para o comércio local. As novas lojas que chegaram no Centro tiveram um impacto positivo e trouxeram mais pessoas para o comércio, e tudo isso ajuda. Neste momento estamos na expectativa das vendas do início do ano. Os clientes estão buscando muito promoções de ventiladores, ar-condicionado, climatizadores, e temos essa oportunidade para tentar retomar o ritmo de vendas com a estratégia de promoções, descontos especiais e produtos de qualidade, afirma o vendedor.
Para Melquisedec Jefferson, que também trabalha no setor de eletroeletrônicos, o otimismo é uma característica natural do comerciante, especialmente em períodos pós-festas, quando o ritmo de consumo tende a diminuir. O otimismo é uma característica do comerciante já, mas nós queríamos muito que melhorasse. O comércio da nossa cidade precisa bastante disso, de movimento, de pessoas circulando. Esse período é realmente um pouco abaixo, mas é também o período que o calor está muito forte, então o pessoal aproveita para comprar um ventilador novo, investir um pouco mais no conforto, observa.
Do lado dos consumidores, a expectativa de encontrar descontos significativos e fazer compras planejadas é evidente. Maria do Socorro, dona de casa, percorre as lojas do Centro de Natal em busca do melhor preço antes de fechar negócio. Hoje a gente tem que pesquisar mesmo. Estou querendo comprar um celular simples mesmo para mim porque tenho medo de comprar um caro e o ladrão levar, então a gente tem que pensar nisso também. Fui aqui numa loja, vi os preços, estou indo agora em outra e mais tarde vou descer para ir numa outra loja. Se não for assim a gente não consegue comprar, relata.
Chave para vendas
As liquidações de início de ano, que trazem descontos de até 30%, crediários das lojas, parcelamentos facilitados e ofertas para quem pagar à vista, são vistas pelos lojistas como uma oportunidade para manter o fluxo de vendas e limpar estoques. Essa é uma estratégia que temos para tentar compensar esse período. Assim todo mundo sai ganhando, porque a venda só é boa quando o cliente e o vendedor saem ganhando, diz Diego Rodrigo.
O bom atendimento, segundo os vendedores, é outro fator essencial para fidelizar os clientes, que chegam cada vez mais informados, graças à internet. Hoje em dia, com a internet, o pessoal já vem aqui sabendo muito, com muita pesquisa. Então, são esses fatores do bom atendimento que vão fazer com que o cliente nos escolha, conclui Diego Rodrigo.
Com o mercado local se ajustando às tendências de consumo, a expectativa é que o comércio local consiga aquecer as vendas nas próximas semanas, diz o vendedor Melquisedec Jefferson. Estamos em um cenário onde preço, qualidade e atendimento serão decisivos para atrair os consumidores. É assim que a gente espera que mais e mais pessoas venham para as lojas, porque só aqui eles podem olhar os produtos, testar, tirar dúvidas, então essa é uma grande vantagem que temos, completa.