CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
Seguramente a eleição, em 1988, de Vilson Kleinubing como prefeito de Blumenau foi um dos mais extraordinários acontecimentos da história política catarinense. Ele, nascido no Rio Grande do Sul, criado no Oeste Catarinense e morador de Florianópolis, aparentemente tinha pouca relação com a cidade de Blumenau e seus eleitores. Mesmo assim, enfrentando seis outros candidatos, alguns de grande prestígio, como o ex-prefeito Renato Vianna, o então Deputado Federal Constituinte Vilson Souza, mais o Presidente da Associação Nacional das Micro e Pequenas Empresas Pedro Cascaes, Kleinubing fez uma votação maior do que a soma de todos os demais. Como esse fenômeno aconteceu, e seus desdobramentos em todo o Estado, é o que passarei a contar na condição de testemunha bastante próxima dos fatos.
Informação preliminar
O relato dos eventos que desaguaram na candidatura de Vilson Kleinubing a prefeito de Blumenau, em 1988, já foi publicado aqui no SC em Pauta a partir de março do ano passado. Encerrada a narrativa, após seis semanas, pulei para acontecimentos ocorridos já em 1999.
Mais tarde, porém, entendi que, para um acompanhamento mais fácil dos eleitores, seria melhor seguir uma ordem cronológica. Assim foi feito, voltando a narrativa dos fatos a 1979 e prosseguindo daí em direção ao futuro, até que os acontecimentos descritos chegassem ao tempo que ora retomo: aquele em que, no ano de 1985, compreendi ser conveniente e oportuno deixar o cargo de Secretário da Administração do Governador Esperidião Amin. Mudei-me com a família para Blumenau a fim de trabalhar na iniciativa privada e, pouco tempo depois, me vi envolvido no projeto que visava a escolher um candidato a prefeito capaz de encerrar o domínio do MDB/PMDB na cidade, que já chegava a 20 anos, e dar início a uma renovação de ideias e de métodos.
A republicação para consertar o vai-e-vem dos fatos
Tendo como objetivo pôr o conjunto das minhas lembranças da história política catarinense em uma progressão contínua, desenroscando as idas e vindas de até agora, resolvemos, o editor Marcelo Lula e eu, republicar, com alguns acréscimos e novas imagens, as ocorrências e peripécias de 1997 a 1988. Assim preencheremos o hiato acima referido.
Após essa reinserção, retomarei os comentários inéditos, abordando a administração de Kleinubing na prefeitura, sua posterior eleição para governador, período em que fui secretário de Transportes e Obras, e assim prosseguindo passo a passo com a história.
Missão: descobrir um candidato a Prefeito de Blumenau
Galeria de fotos da Prefeitura de Blumenau. Cinco Prefeitos em sequência, todos filiados ao MDB/PMDB.
Em 1987, ano anterior à eleição dos prefeitos, alguns dos principais empresários blumenauenses tomaram uma iniciativa de caráter político: ajudar a eleger um candidato que tivesse a condição de renovar a administração da cidade. Desde o final do mandato, em 1970, de Carlos Curt Zadrozny, um dos donos da Artex, a Prefeitura vinha sendo, ininterruptamente, comandada por políticos do MDB/PMDB.
Não havia reclamações concretas em relação ao trabalho realizado por Evelásio Vieira, Felix Theiss, Ramiro Ruediger e Renato Vianna. Mas, por diversas circunstâncias e principalmente devido a indefinições sobre os rumos urbanísticos da cidade após as grandes enchentes de 1983 e 1984, a administração daquele momento, de Dalto dos Reis, desagradava aquelas pessoas e, também, a população em geral. A incapacidade do poder público de fornecer água para vários bairros da cidade agravava essa sensação.
Por outro lado, havia certa nostalgia da empreendedora gestão de Curt, época em que foi construída a Avenida Beira Rio o prolongamento da Rua Sete de Setembro, e criada a FURB, Fundação Universidade de Blumenau. E ainda pairava a decepção pela injustiça que impediu o empresário Ingo Hering de disputar o cargo em 1969.
A gênese da candidatura de Kleinubing
Como resultado desse conjunto de avaliações e expectativas, foi formado um grupo do qual fiz parte, e que incluiu, entre outros, o então presidente do Sindicato da Indústria Têxtil (SINTEX) Ulrich Kuhn, Diretor da Cia. Hering. A nós foi dada a incumbência de elaborar uma lista de pré-candidatos e de encomendar e fazer a análise de pesquisas que indicassem o seu potencial de votos em comparação com os mais prováveis concorrentes.
Próximo capítulo:
A informação escondida. Habemus candidatum.