CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
Você já ouviu falar da Moqueca Capixaba? Então você está no caminho certo! A culinária capixaba é caracterizada por ser única e diversificada, onde o frescor e o delicioso sabor se complementam e levam em todos os pratos, a essência da cultura da região. A utilização de ingredientes locais, além de peixes e frutos do mar fazem parte da importância dos pratos para a cultura capixaba.
Esses pratos se tornam um grande atrativo para turistas de todo o Brasil irem ao Espírito Santo e provaram a deliciosa moqueca capixaba direto de suas terras de origem. Uma experiência incrível é permitida ao provar pratos deliciosos feitos nas tradicionais panelas de barro em solo capixaba. Tudo isso faz parte do importante significado de ser capixaba!
Qual é a origem da culinária capixaba?
A origem da culinária capixaba se deu na época em que as atividades que envolviam a pesca e o cozimento dos peixes pelos indígenas se iniciaram no litoral brasileiro, onde se tornaram fatores importantes para iniciar o que chamamos hoje de culinária capixaba. E também, a vinda dos portugueses ao Brasil foi um grande marco que acrescentou o valor de diferentes pratos, através das peixadas que passaram a incrementar na cultura e na essência das comidas capixabas.
E além disso, os africanos também foram importantes para complementar a gastronomia capixaba, onde na época, quando chegaram ao Brasil, trouxeram os importantes temperos que hoje fazem parte da gastronomia. Hoje em dia, provar os pratos típicos se torna uma forma de se conectar com a história e apreciar a essência da cultura do Espírito Santo. Então, confira a seguir todos os detalhes sobre a culinária capixaba:
O que é a culinária capixaba?
A culinária capixaba vai muito além da moqueca! Diversos outros pratos também se destacam e fazem parte de toda a cultura do Espírito Santo, a torta capixaba e a muma de siri também fazem parte de toda a essência da região, e as paneleiras de Goiabeiras se encontram como um patrimônio das raízes capixabas.
Em geral, a diversidade se encaixa no frescor e deixa os pratos mais especiais, os temperos leves acompanhados de frutos do mar e peixes criam a harmonia de sabores, e, como detalhe final de toda a experiência, os pratos são servidos em panelas de barro que tornam os sabores ainda mais especiais.
A culinária capixaba veio de muitos anos atrás, desde quando os indígenas praticavam as atividades de pesca no litoral brasileiro. Esse e muitos outros fatores foram cruciais para elevar o nível da culinária capixaba, sendo responsável por tornar esses pratos amados por todos os capixabas, e levando a todos eles, uma junção das raízes características da cultura de sua região.
E ir até o Espírito Santo permite que você se conecte com as raízes da região, sendo um lugar em que as belas paisagens litorâneas tornarão a sua viagem mais especial. Prove destes pratos e torne a sua experiência completa e ainda mais imersiva com o local. Deseja conhecer alguns pratos capixabas? Então, confira eles a seguir:
Principais pratos capixabas!
Diversos pratos fazem parte da emblemática cultura do estado do Espírito Santo, o frescor dos frutos do mar e o sabor suave dos temperos complementam a experiência que é provar cada um deles! Os pratos possuem o seu próprio preparo, levando sempre a tradição como o seu segredo especial, sendo responsável por atrair diversos turistas que vêm de todo o Brasil para experimentar essas delícias. Vamos conhecer cada um deles?
Moqueca Capixaba
O principal prato do Espírito Santo está no coração de todos os capixabas. Utilizando peixe, cebola, tomate, urucum, alho e coentro, esses ingredientes se unem e acrescentam o delicioso sabor da moqueca capixaba. O fato de não utilizar o azeite de dendê ou o leite de coco, é o que a torna tão especial, reduzindo a gordura e a tornando mais única e saborosa, servida nas tradicionais panelas de barro.
Torta capixaba
Esta torta possui um grande diferencial: ela é um prato tradicional servido durante a Semana Santa! A sua base está em uma mistura de elementos como os frutos do mar, como o bacalhau, mariscos e camarão, acompanhados do delicioso palmito, mantendo uma linha de tradição capixaba. E o seu grande diferencial está no preparo, onde o uso de claras em neve é misturada com os outros ingredientes e levando-os ao forno, deixando a sua textura mais leve.
Muma de Siri
Um verdadeiro clássico que leva os frutos do mar a outro nível! O uso do siri desfiado é o destaque, ele é temperado com pimenta, tomate, coentro, cebola e alho. O prato é perfeito para saborear com toda a família, servido com arroz branco e criando boas lembranças através das comidas tradicionais capixabas.
A Moqueca Capixaba e a Moqueca Baiana são diferentes!
Em muitas situações, a moqueca capixaba e a moqueca baiana são comparadas, tanto em relação a tradição de cada uma, quanto ao seu sabor e qual se sobressai a outra, porém, cada uma delas possuem as suas tradições e raízes, que influenciaram no preparo a respeito de cada uma delas, sendo moldadas de acordo com as culturas capixabas e baianas.
De acordo com as origens capixabas, a moqueca capixaba é caracterizada por toda a suavidade dos ingredientes, evitando o uso do azeite de dendê e do leite de coco, que já na Bahia esses elementos se tornam mais comuns. Além de temperos suaves, que também acrescentam no delicioso sabor registrado da cultura capixaba.
E, na Bahia, a moqueca é caracterizada pelos sabores e temperos considerados mais fortes, e muitas vezes usando o leite de coco, indo completamente ao contrário da moqueca capixaba. A moqueca baiana também condiz com as tradições e culturas da região, que desde muito tempo, influenciou na criação dos pratos típicos do estado.
Então, considerando as diferenças entre os dois pratos, a região do Espírito Santo e da Bahia possuem suas divergências quando o assunto são os ingredientes para montar os seus pratos típicos. As duas culturas são valorizadas e possuem a sua autenticidade, sendo ambas saborosas.
Como fazer a Moqueca Capixaba?
Fazer este prato tradicional do Espírito Santo é um processo simples, que será o destaque principal do seu almoço com amigos e família. Prepare-se! Separe os ingredientes e comece a montar a sua moqueca capixaba seguindo todas as tradições da região. Confira a seguir o passo a passo:
Ingredientes da Moqueca Capixaba:
– 1,5 kg de peixe (robalo, papaterra, badejo, namorado, dourado, ou cação);
– 3 dentes de alho;
– 3 maços de cebolinha verde;
– 3 maços de coentro;
– 1 cebola média;
– 4 tomates;
– Pimenta malagueta;
– Urucum;
– Azeite de oliva;
– Óleo de soja.
Modo de preparo da Moqueca Capixaba (1h30):
1. Corte o peixe em postas e o lave com limão, deixando descansar em um prato com água e sal fraco.
2. Soque o alho, 3 rodelas de cebola, um maço de coentro picado e um maço de cebolinha verde, juntando com o sal.
3. Esfregue óleo de soja (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher) no fundo da panela de barro.
4. Coloque na panela a massa obtida no socador.
5. Retire o peixe do prato e esfregue os dois lados das postas no tempero da panela e coloque uma posta ao lado da outra.
6. Corte o restante do coentro, da cebolinha, do tomate e da cebola, e coloque sobre as postas na panela, nesta exata ordem.
7. Regue com um pouco de azeite e suco de limão, e deixe descansando de 20 a 40 minutos.
8. Derreta em um pouco de óleo três colheres de urucum.
9. Despeje um pouco do caldo por cima da moqueca e leve ao fogo.
10. Cozinhe e quando ferver, verifique o sal.
11. Não coloque água na receita e não vire as postas. Lembre-se de cozinhar com a tampa aberta.
12. Durante este processo, verifique o paladar do sal e do limão.
13. Ligue o fogo forte e cozinhe por 20 minutos.
14. Lembre-se de balançar a panela aos poucos para não deixar que o peixe agarre ao fundo dela.
15. Pronto! Agora sirva com arroz branco para seus amigos e familiares.
Dica: A moqueca capixaba combina com um saboroso Pirão!
Vá ao Espírito Santo e prove da essência capixaba!
O estado do Espírito Santo oferece a você, os mais variados lugares para provar a deliciosa culinária capixaba! Diversos restaurantes são distribuídos pelas cidades de Vitória, Vila Velha e Guarapari, permitindo que a sua viagem até o local seja única e inesquecível! Vamos conhecer alguns desses lugares?
Bar e Restaurante Pirão
Uma publicação partilhada por Bar e Restaurante Pirão (@restaurantepirao)
Situado na Praia do Canto, em Vitória, você pode provar a tradicional moqueca capixaba, com seus temperos e peixes frescos. Será uma excelente experiência para conhecer as raízes capixabas e se conectar com este pratos e muitos outros! Não deixe de conhecer esse restaurante em sua viagem para o Espírito Santo.
Restaurante Atlântica
Você pode desfrutar dos sabores capixabas no Restaurante Atlântica, em Vila Velha! Muito famosa e frequentada pelos turistas do local, aproveite para se deliciar com um cardápio completo de pratos capixabas. No Restaurante Atlântica, a sua experiência se torna única.
Restaurante Cantinho do Curuca
Uma publicação partilhada por Cantinho do Curuca (@cantinhodocuruca)
O Restaurante Cantinho do Curuca é localizado em Guarapari, onde o ambiente é agradável e perfeito para levar toda a sua família! Prove da maior variedade de pratos e conecte-se com o sabor único da culinária capixaba. Você irá criar momentos especiais ao provar as delícias tradicionais do estado e conhecer as suas raízes.
A Águia Branca leva você até o Espírito Santo para provar a Moqueca Capixaba!
Com conforto e qualidade em todo o percurso da sua viagem, a Águia Branca leva você até o Espírito Santo para provar o delicioso sabor da moqueca capixaba! Aproveite a viagem para se conectar com a cultura do estado e conhecer as mais diversas paisagens da região.