No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Zona de Processamento de Exportação de Uberaba abre oportunidades para empresas exportadoras

Spread the love
ZPE UBERABA

Inaugurada em dezembro de 2024, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba (MG) está recebendo projetos industriais de empresas interessadas em se instalar na região e aproveitar incentivos fiscais voltados à exportação. Localizada no Triângulo Mineiro, a unidade é a quarta ZPE em operação no Brasil, ao lado das ZPEs de Pecém (CE), Parnaíba (PI) e Cáceres (MT).

As ZPEs têm como objetivo promover a cultura exportadora e fortalecer a balança comercial brasileira, além de impulsionar o desenvolvimento regional e reduzir desigualdades. Esses espaços são vinculados ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), órgão deliberativo presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

As empresas instaladas em ZPEs têm direito à suspensão de tributos como IPI, PIS-Cofins, Imposto de Importação e AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante) na aquisição de insumos e matérias-primas. Esses benefícios podem ser convertidos em isenção ou alíquota zero caso o produto final seja exportado. Para se beneficiar, os empreendimentos devem submeter projetos industriais ao CZPE, que avalia e aprova conforme critérios de seleção específicos.

Em 2024, foram aprovados nove novos projetos industriais, triplicando o número de empresas em operação nas ZPEs. Segundo o CZPE, esses projetos representam investimentos de R$ 26 bilhões, com potencial de gerar R$ 15 bilhões em exportações anuais e criar cerca de 1.000 empregos diretos.

“Estamos observando um aumento na atratividade para investidores, especialmente com a flexibilização do limite mínimo de exportações em situações de contingência, enquanto mantemos a orientação exportadora como princípio fundamental, conforme validado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal”, explicou Pucci, membro do conselho.

Estrutura

A ZPE de Uberaba possui inicialmente dez lotes disponíveis, com novas áreas e infraestrutura planejadas para expansão à medida que as vagas forem ocupadas. No total, o projeto contempla 62 lotes distribuídos em três vias principais, com liberações adicionais previstas mediante licitações futuras.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, o local recebeu a solicitação de seis empresas para iniciar suas obras de instalação no local.

O post Zona de Processamento de Exportação de Uberaba abre oportunidades para empresas exportadoras apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *