Brasília: Embaixada do Vietnã comemora os 35 anos de relações com o Brasil



COMECE HOJE MESMO




ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS




TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS




ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES


O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$


NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3



QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL




QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR




O melhor da web






GANHE DINHEIRO NO AIRBNB




DRA LARISSA





CONFIRA O CANAL


CONFERIR PERFIL NO LinkedIn










CONFERIR





Spread the love

A Embaixada do Vietnã em Brasília comemora em 2024 os  35 anos das relações diplomáticas com o Brasil. Os eventos comemorativos  realizados nesta semana foram o 70º Aniversário da Vitória de Dien Bien Phu e o 134º Aniversário do Presidente Ho Chi Minh.

Participaram do recepção, várias autoridades diplomáticas, embaixadores da ASEAN, embaixador da china e esposa,  jornalistas, militares e pessoas ligadas ao Vietnã, como a associação ABRAVIET e seus representantes . O Secretário de Relações internacionais Paco Brito representou Brasília no evento. Uma exposição de fotos foi exibida e o Embaixador guiou os convidados no início da recepção, explicando a história nas gravuras.

O embaixador Bui Van Nghi enfatizou a calorosa amizade e relação com o Brasil .

“A amizade Brasil-Vietnã é calorosa, embora estejamos distantes um do outro 20 mil quilômetros e 26 horas de voo, através de dois continentes. Do Oceano Pacífico ao Atlântico, temos uma amizade próxima, já que nossos governos respeitam as pessoas e honram os trabalhadores. Juntos, temos a esperança de construir o futuro.” disse o diplomata.

 

Economia do Brasil e do Vietnã

“O Brasil é a maior economia da região, o principal parceiro comercial do Vietnã na América do Sul. O Brasil está distante geograficamente, mas próximo no espírito do Vietnã. Todos no Vietnã sabem que o Brasil é uma superpotência no futebol, o país da intensa dança Samba, com quase 220 milhões de corações apaixonados. A maioria dos vietnamitas também sabe que o Brasil tem a maior floresta Amazônica, o mais longo rio Amazonas, muitos portos e uma vida ativa, otimista e colorida. O Brasil é um mundo atraente, parece uma enorme pintura de grafite que não se pode medir a área. Eles estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, onde passei em viagens de negócios e tive impressões fortes.”, pontuou o embaixador.

E continuou:

“Os vietnamitas têm um provérbio, ‘Você tem seu sucesso aos 30 anos’. Você vive metade da sua vida na meia-idade. Nossa amizade passou por algumas gerações e muitas vidas. Desde 2007, a parceria abrangente Vietnã-Brasil foi estabelecida. Até agora, são 17 primaveras – a idade mais bonita de meninas e meninos.”

 

O 134º aniversário de nosso Grande Líder Hồ Chí Minh

“Vamos celebrar o 134º aniversário de nosso grande Líder Hồ Chí Minh (19 de maio de 1890-19 de maio de 2024). Quando ele tinha 22 anos, na jornada para encontrar o caminho para salvar o país, em seu nome na época como Nguyễn Tất Thành, foi ao Rio de Janeiro em um navio mercante. Ele não parou, mas viveu 6 meses na cidade. Nosso herói da libertação nacional teve meio ano para trabalhar, integrar-se à vida dos trabalhadores, marinheiros neste grande porto. Na vida e causa do grande homem, Hồ Chí Minh certamente não esqueceu o tempo no Rio de Janeiro. Acho que a relação profunda entre nós começou naquela época.”, explanou o diplomata durante a recepção. E continuou:

“De 19 a 20 de março de 2024, fui encontrar o lugar onde o Tio Hồ costumava viver e trabalhar. Esse foi o principal objetivo da minha primeira viagem de negócios ao Rio de Janeiro. Em 20 de março de 2024, fui à Rua Joaquim Silva e à Praça Lapa, os bairros dos trabalhadores pobres, onde Nguyen Tat Thanh/Ho Chi Minh costumava trabalhar e observar a vida, as lutas dos trabalhadores brasileiros em 6 meses em 1912. (Ele então foi para Boston, Nova York/EUA, Londres/Reino Unido, Paris/França, Moscou/Rússia). No Rio de Janeiro, ouvi a história (e o filme) sobre Ho Chi Minh dos descendentes das testemunhas que conheceram o Tio Hồ então. É emocionante saber que muitas pessoas e o mais alto oficial da cidade sabem que Hồ Chí Minh viveu lá quando era jovem”.

Rio de Janeiro e sua conexão com o  líder vietnamita Ho Chi Minh

O vice-prefeito Nilton Caldeira confirma que a cidade presta atenção à jornada para o Rio de Janeiro do líder vietnamita Ho Chi Minh, propondo a forma de comemorar Sua jornada na Praça Lapa, usar o nome Vietnã para uma rua, desenhar os murais sobre a jornada de Nguyễn Tất Thành para a cidade.

“Com determinação para elevar a relação diplomática para um nível superior, o Vietnã considera o Brasil como um amigo próximo e precioso. Temos muito potencial para desenvolver. Quanto a mim, estou fazendo o meu melhor para desenvolver a troca cultural entre os dois países. A literatura brasileira no Vietnã e a literatura vietnamita no Brasil devem ser melhoradas.”, acrescentou.

Na verdade, há mais de 60 anos, os leitores vietnamitas conheceram o Brasil através de “The Violent Land” de Jorge Amado (1912 – 2001). Dương Tường, um famoso tradutor no Vietnã, traduziu o romance do inglês para o vietnamita aos 30 anos. A empresa de Dương Tường conectou-se às obras literárias de muitos laureados com o Nobel. Ele esperava visitar o Brasil em 61 anos.

Jorge Amado, nascido e criado em Salvador, estado da Bahia, em um bairro pobre, testemunhou a luta para fazer do Brasil o celeiro de cacau e café do mundo. Amado escreveu mais de 100 livros. Alguns deles foram escritos em Salvador. Os conteúdos de todos os livros vêm da realidade.

A luta feroz entre os plantadores e os agricultores para ganhar o chernozem, a terra ideal para o cacau, é o tema principal de “The Violent Land”. “The Violent Land” foi traduzido para mais de 50 idiomas e transformado em filme. O escritor I. Erenburg (1891 – 1967), na introdução de “The Violent Land”, versão russa, escreve que: “Houve um tempo, antes de conhecermos o Brasil através de jornais e pesquisas, conhecemos o Brasil através das obras de Jorge Amado”. Nas capas de “The Violent Land” publicadas no exterior, há a frase: “Escrito pelo escritor brasileiro mais famoso”. Concluiu o diplomata

Ho Chi Minh, considerado um dos maiores líderes do Terceiro Mundo durante o período da Guerra Fria, foi um dos principais responsáveis pela libertação do Vietnã do colonialismo francês e imperialismo dos Estados Unidos.

De 1945 a 1955, foi Primeiro-Ministro do Vietnã do Norte, atuando posteriormente como Presidente daquele país. Minh faleceu no dia 2 de setembro de 1969. Ainda nos dias atuais, sua integridade, simplicidade e determinação são admiradas mundialmente.

 

70° Aniversário da Vitória de Dien Bien Phu

Durante o evento na Embaixada, foi comemorado também o 70º aniversário da Batalha de Dien Bien Phu, um marco histórico que viu as tropas vietnamitas derrotarem as forças francesas, encerrando assim o domínio colonial francês no país.

“A vitória da campanha de 56 dias e noites de Dien Bien Phu é uma vitória da aspiração por paz e um amor pela vida, estendendo-se por milhares de anos de história. 70 anos se passaram, falamos de guerra para sublinhar a realidade da Paz. Paz e prosperidade são as aspirações globais de nossa era 4.0, cuja realização permanece desconhecida”, disse.

Mesmo depois de 70 anos, Dien Bien Phu permanece um símbolo a ser explorado como a beleza poética e majestosa do Noroeste, uma região de aspirações altas e puras – elevando-se das realidades de sangue e flores, de estação para estação de sonhos florescendo. “A força de Dien Bien é eterna!”, exclamou o embaixador.

“O Vietnã de hoje está se esforçando para manter sua tradição forte e corajosa, fazendo o máximo esforço para desenvolver o país, criando novos “Dien Bien Phu mới”! disse o embaixador, aos convidados presentes que puderam desfrutar da culinária vietnamita servida em um jantar especial.

O post Brasília: Embaixada do Vietnã comemora os 35 anos de relações com o Brasil apareceu primeiro em Mais Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *